Este Arroz de Curcuma e Leite de Côco de um amarelo vibrante, é um arroz solto, cozinhado em apenas 7 a 8 minutos e repleto de antioxidantes.
Isso mesmo leste bem, 7 a 8 minutos de cozimento. Mas existem alguns truques para ficar solto, mesmo contendo leite de côco e sendo cozinhado por absorção da água.
Vem comigo que vou explicar-te tudo.
Porque este Arroz Amarelo é rico em antioxidantes?
A cor amarela deste arroz solto é dada pela Curcuma fresca.
A curcuma também é conhecida como Açafrão das Índias ou Açafrão-da-terra, mas não tem nada a ver com o Açafrão. A curcuma é o rizoma duma planta e o açafrão são os estames duma flor.
A Curcuma é antiinflamatória, antibacteriana, termogénica, antidepressiva, anticancerígena e é o mais poderoso antioxidante natural. Além disso, tem vitamina B3, B6 e B2, cálcio, manganês, magnésio, potássio e ferro.
É muito rica em polifenóis benéficos, com principal destaque para a curcumina, responsável pela cor amarela e pela maioria dos benefícios associados à curcuma.
No entanto, convém sempre consumir a curcuma junto com pimenta preta, pois segundo estudos a peperina da pimenta preta aumenta a biodisponibilidade da curcumina em 2000%.
Os benefícios da curcuma estão presentes, tanto na versão fresca, como na versão desidratada em pó que encontras nos supermercados e ervanárias.
Por isso, o café turbinado ou o cacau turbinado contêm esta especiaria na sua versão em pó.
Porém para fazer o Arroz de Curcuma e Leite de Côco vais precisar de curcuma fresca, pois vai dar um aroma mais fresco.
Como fazer o Arroz de Curcuma e Leite de Côco?
Este arroz com curcuma é muito fácil de fazer.
Assim, para fazer o Arroz de Curcuma e Leite de Côco vais precisar de:
- Arroz Basmati, o qual vai permitir ter um arroz mais solto. É importante ser este tipo de arroz. Pode ser a versão normal ou biológica.
- Leite de côco grosso, com o intuito de dar um leve aroma. Geralmente o leite de côco, tende a criar um arroz mais grudento, mas ao seguires todo o passo-a-passo desta receita, isso não vai acontecer. Utilizei este Leite de Côco da Orient Gourmet.
- Óleo de côco para fritar o alho e a curcuma. Em vez de óleo de côco de 1ª pressão a frio podes usar ghee ou azeite extra virgem.
- Curcuma fresca. Apesar da curcuma fresca ser mais intensa, ao fritares o seu sabor vai ficar mais suave. Além disso, a curcuma fresca tem um sabor mais suave que a curcuma em pó.
- Alhos para o refogado.
- Pimenta preta para aumentar a absorção da curcumina. A quantidade é a gosto, pois basta uma pequena quantidade para esta cumprir a sua função.
- Flor de sal ou Sal marinho.
Com todos os ingredientes reunidos, já tens tudo preparado para fazeres este Arroz de Curcuma e Leite de Côco, cujo tempo de cozimento é de apenas 7 a 8 minutos.
Mas antes disso, queres saber porque o arroz amarelo fica solto?
Porque este Arroz Amarelo fica soltinho?
Este arroz amarelo fica soltinho porque é feito com arroz basmati.
O amido do arroz divide-se em amilose e amilopectina. Após o cozimento, enquanto a:
- amilose absorve menos água e dá um arroz mais solto,
- a amilopectina absorve mais água e dá um arroz com uma textura que vai do cremoso ao peganhento.
Ora o arroz basmati é uma variedade com grande quantidade de amilose. Por isso, tende a ficar solto com os bagos bem definidos.
No entanto, há um passo muito importante que é lavar o arroz basmati. Isto porque para fazer o Arroz de Curcuma e Leite de Côco vais utilizar a técnica de cozer arroz por absorção da água.
Todos os bagos de arroz, além do amido que contêm no seu interior, também estão envoltos numa fina camada de amido que se espalha sobre toda a superfície. Daí quando lavas o arroz, a água ficar branca.
Assim, ao lavares o arroz basmati, vais estar a remover parte desse amido que está na superfície dos bagos.
Por conseguinte, como o arroz vai ser cozinhado por absorção, reduzes a probabilidade dos bagos ficarem grudados uns nos outros, uma vez que já não terão esse amido extra.
Só um aparte, a lavagem do arroz é válida quando cozinhas arroz por absorção. Porém quando cozinhas o arroz por imersão ou método massa, já não o precisas lavar. Isto porque o amido da superfície dos bagos vai migrar para a água abundante que está na panela.
Então se quiseres fazer um arroz solto, sem teres de lavar os bagos, experimenta esta receita infalível e super rápida de:
Como servir o Arroz de Curcuma e Leite de Côco?
Podes servir o Arroz amarelo solto como acompanhamento de imensas receitas.
Desde um simples bife com salada, a um caril de carne ou um caril de beringela com molho de tomate, até um bowl com vegetais e algum molho.
É literalmente muito versátil.
Como Guardar o Arroz de Curcuma e Leite de Côco?
Guarda este Arroz Amarelo solto, ou qualquer tipo de arroz cozido, no frigorífico PT / geladeira BR.
O arroz deve ser guardado no frigorífico no máximo até 1 hora depois de ser cozido, para que não haja desenvolvimento de bactérias.
Dependendo da quantidade que sobrou, guarda num recipiente de vidro ou num frasco de vidro.
Arroz de Curcuma e Leite de Côco
Ingredientes
Preparação
- Lava o arroz 2 vezes. Para isso, coloca o arroz numa malga, junta água até 1 dedo acima e com uma mão vai esfregando os bagos até a água ficar branca. Descarta a água com a ajuda de um coador e repete a lavagem.
- Volta a encher com água até 1 dedo acima do arroz e deixa a demolhar por 10 minutos.
- Num tacho, com o lume no mínimo, coloca 1cs óleo de côco, 2 alhos picados, a curcuma fresca ralada e a pimenta preta. Deixa fritar, mexendo ocasionalmente com um garfo.
- Quando os alhos já estiverem fritos, adiciona o arroz escorrido num coador e envolve só para distribuir a cor e o sabor.
- Adiciona a flor de sal, o leite de côco grosso e a água. Mistura tudo e aumenta para lume alto.
- Assim que levantar fervura, tapa o tacho e reduz o lume para baixo-médio e conta 7 a 8 minutos.
- Passado esse tempo, desliga o lume e, utilizando um garfo, afofa o arroz com cuidado. Volta a tapar o tacho e reserva por 10 minutos. Durante esse tempo, o arroz vai continuar a cozer no calor residual e, simultaneamente, os bagos vão ficar mais firmes.
Notas
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada