Sobre mim

Olá
Olá! O meu nome é Lígia

e sou a criadora deste Projeto

Tirei licenciatura em economia com mestrado em contabilidade,
mas foi na Culinária Sem Glúten que me encontrei.

Como começou

Tudo começou com um Ovo.
Com: Sabias que podes comer mais que um ovo por semana?

Era um conceito estranho… Mas como conhecimento não ocupa lugar, fui pesquisar. E de porquê em porquê, decidi mudar de alimentação.

Assim, em 2013 tirei o glúten, o açúcar refinado, o leite, a soja, os óleos alimentares, enlatados e comidas processadas.

Foi uma mudança completa, mas com ela as pequenas dores e incómodos que associava à idade, desapareceram e algures no meio do caminho, a culinária transformou-se num lugar aconchegante, onde descobri que gosto imenso cozinhar.

Porém

não é só o cozinhar, é a descoberta de como adaptar ou criar alternativas sem glúten e a sensação de empoderamento e liberdade que isso traz. É a liberdade de saber que posso comer o que me apetece sem estar limitada, mesmo fazendo uma alimentação sem glúten.

Incrível, não é? E olha que eu comecei sem saber praticamente cozinhar. O meu ex-líbris era salada de atum ou raviolis de pacote com molho de natas.

Como praticamente não sabia cozinhar, comecei por aprender os clássicos para poder adaptar. Nos entretantos, descobri um mundo de culturas, incrivelmente variadas e ricas.

Para mim é uma delícia descobrir receitas tradicionais de outros países e encontrar as semelhanças de cultura para cultura. E claro, sempre vou tentar adaptá-las ao meu estilo de alimentação.

Então​

surgiu este Projeto de​

Alimentação
Sem Glúten

Sobre Alimentação sem glúten

Primeiro o blogue
e agora Produtos Digitais

para te ajudar a fazer uma Alimentação Sem Glúten
Livre e Leve,

ou apenas para aprenderes receitas sem glúten e sem aditivos
que podes integrar no teu dia a dia
sempre que te apetecer.

Fotos das receitas, Receitas, Artigos, Edições e Site, foram criados por mim.

Porquê o nome do Blogue

Dei o nome de Arquetípico porque fiquei fascinada com o tema dos arquétipos. São algo comum a todos nós 💖
Os Arquétipos são as ideias primordiais de Platão, mas vão além de conceitos… Fazem parte do nosso inconsciente coletivo e surpreendentemente do nosso quotidiano. Cada um de nós está vivenciando um mito pessoal, tem um caminho de vida e o autoconhecimento abre portas para uma maior conexão connosco próprios, que afinal é onde tudo começa.

E, às vezes, a reconexão
pode começar com um pequeno ato de cozinhar,
de te nutrires e de te ouvires.

Lígia Cândido