Este doce de mirtilos sem açúcar é uma receita saudável muito fácil e rápida de fazer, sendo ótimo para integrar em diversas sobremesas.

Porque de certeza vais gostar deste Doce de mirtilos sem açúcar?
Ora se gostas de mirtilos, decerto que vais gostar deste doce de mirtilos sem açúcar 😜
Além disso, existem mais alguns motivos que favorecem este doce.
Só para exemplificar:
- antes de mais nada, é muito fácil e rápido de fazer. Ui isso é ótimo quando não se quer estar muito tempo a cozinhar.
- é sem açúcar refinado, ou seja, uma raridade no universo de receitas de doces e compotas… Isto porque é apenas adoçado com um pouqinho de mel a gosto. Claro que se não consomes mel, sempre podes trocar por outra forma de adoçar.
- tem uma textura consistente como se tivesse sido feito com muito açúcar e pectina extra. Só que neste caso, não leva nenhum dos dois 😏
- é ótimo para integrar em diversas sobremesas, como por exemplo no Bolo de Mirtilos sem glúten em recheio ou cobertura, para envolver em gelados e até para colocar sobre crepes e panquecas ou waffles ou bolachas. Inclusive, dá para juntar a Buttercream ou Buttercream de mascarpone, dando uma cor lilás linda.


Dicas para fazeres o Doce de Mirtilos sem açúcar
Em primeiro lugar, é importante usares mirtilos frescos ou frescos congelados por ti. Isto porque os mirtilos ultracongelados, vendidos nos supermercados, geralmente são muito ácidos, o que vai criar um doce ácido que terá de levar muito mel para compensar.
Os mirtilos frescos, pelo contrário, vão dar um doce com menos acidez ou até nenhuma. Por isso, conforme a doçura dos mirtilos, a quantidade de mel a adicionar é a gosto.
Para que o mel mantenha todas as propriedades benéficas, adiciona-o depois da redução de mirtilos esfriar.
Se não quiseres adicionar mel, junta outra alternativa a gosto, como algum açúcar mais integral. Por exemplo, 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou amarelo, logo no início com os restantes ingredientes.
Também podes dar um toque cítrico a este doce de mirtilos sem açúcar. Para isso, é só adicionares Sumo de 1 laranja grande ou de 2 pequenas, junto com os restantes ingredientes. Tanto a versão simples só com mirtilos, como a versão cítrica com sumo de laranja, são ambas deliciosas, cada uma com o seu sabor.
Porque usar agar agar?
A textura densa dos doces comprados é dada pelo açúcar em grande quantidade e pela pectina. Neste caso, como não leva açúcar, nem pectina extra, a textura densa é dada pelo agar agar.
Os mirtilos por si só, já são ricos em pectina, mas o responsável pela textura consistente é, sem dúvida, o agar agar. Neste vídeo podes comprovar a textura ao sair do lume e depois de algum tempo no frigorífico.

Claro que é possível fazer este doce de mirtilos sem agar agar, mas vais ficar com uma textura mais fluída, como se fosse um coulis.
Para saberes mais sobre o agar agar, consulta o artigo Agar agar: o que é e como usar.
E se gostaste deste doce de mirtilos sem açúcar, talvez também gostes da Marmelada sem açúcar, adoçada apenas com tâmaras medjool.
Quanto tempo dura o doce?
Apesar da sua textura consistente, como não leva açúcar refinado, nem açúcar em grandes quantidades, vai durar menos tempo que os convencionais.
No entanto, dura cerca de 2 semanas no frigorífico PT/geladeira BR.

Doce de Mirtilos sem açúcar
Ingredientes
- 500 gr Mirtilos frescos
- Água até metade da altura dos mirtilos no tacho
- ½ colher de chá cheia Agar agar em pó = 1,5gr
- Mel a gosto
Preparação
- Num tacho coloca os mirtilos frescos, a água até metade da altura dos mirtilos e o agar agar.
- Leva a lume baixo/médio por 5 a 10 minutos tapado.
- Após esse tempo, destapa e deixa reduzir até quase metade, mexendo ocasionalmente. Durante esse tempo, o doce vai ganhar brilho.
- Deixa esfriar e adiciona mel a gosto.
- Guarda no frigorífico PT/geladeira BR. Após algumas horas, o doce vai ganhar mais densidade.
Notas
- Se quiseres um Doce de Mirtilos com um toque cítrico podes adicionar o sumo 1 laranja grande ou de 2 pequenas, logo no início com os restantes ingredientes.
- Não é necessário fazer uma grande redução do doce ao lume porque ao ser guardado no frigorífico, o doce vai ganhar densidade.
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada