Este Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten é um bolo simples e saudável, feito apenas com amêndoas trituradas e suculentos figos frescos no topo.

Pensa numa tarde solarenga de verão, aqui no Algarve. Por esta altura os figos pipocam nos mercados e mercearias, há já bastante tempo. Docinhos e suculentos, são literalmente uma perdição.
E existem imensas variedades, uma a seguir à outra, cada uma com as suas características.
Pessoalmente costumo comer os figos com pele. Afinal se comemos figos secos inteiros, porque descascar os frescos?
E é com pele que os coloco neste bolo.
Quais os ingredientes do Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten
Para fazer o bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten vais precisar dos seguintes ingredientes:
- Amêndoas inteiras com pele. É só pesar e triturar num robot de cozinha pequeno até obter uma farinha fina. Não faz diferença se ficarem uns pedacinhos pequeninos de amêndoa granulada.
No entanto, ao triturar as amêndoas, talvez tenhas de parar, passar uma faca ou garfo nas laterais do robot e voltar a triturar.
Se tens um desidratador ou for pleno verão, podes experimentar ativar amêndoas, ou seja, demolhar para neutralizar os antinutrientes e depois desidratá-las para comer como snack ou utilizar em sobremesas cruas ou cozinhadas. Fica a saber mais no artigo Como Demolhar Leguminosas, Cereais, Frutos secos e Sementes.
Mas calma, para fazer este bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten não precisas usar amêndoas ativadas.

- Ovos, os quais têm duas funções. Primeiro, vão dar liga e, segundo, vão contribuir para deixar o bolo mais leve porque as claras são batidas em castelo.
- Fermento caseiro em pó. A adição do fermento é opcional, uma vez que as claras são batidas em castelo e por si só já dão leveza. Porém, quase sempre o adiciono.
O fermento caseiro que utilizo é uma mistura caseira que contém cremor tártaro. Por isso sempre o adiciono às claras antes de bater. Isto porque o cremor tártaro deixa as claras mais elásticas, o que é ideal para bolos que levem pouco açúcar.
Se utilizares fermento do supermercado, junta à massa do bolo no final. - Açúcar Amarelo. Podes adicionar uma maior quantidade, mas para mim essa é a suficiente para deixar o bolo doce, dado que ainda tem a doçura das rodelas de figo no topo.
- Manteiga ou Ghee, sem sal. Tanto um quanto outro funcionam muito bem.
- Figos frescos. Basta 5 figos fatiados para cobrir a superfície do bolo.
O que utilizar em vez de Açúcar Amarelo?
Em vez de açúcar amarelo podes adicionar Rapadura, também conhecida como Açúcar integral ou açúcar Panela, como é chamado na Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala.
A rapadura tem um sabor mais intenso que funciona muito bem com a amêndoa e o figo. Além disso, é a versão menos refinada dos açúcares extraídos da cana de açúcar, contendo algumas vitaminas do complexo B.
Se quiseres também podes adicionar outros açúcares, mas estes dois são os que costumo adicionar sempre que faço este Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten.
Qual a textura do Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten?
Convém referir que ao sair do forno, deves deixar o bolo descansar na forma por uns 5 minutos.
Durante esse tempo, vai abater ligeiramente e após desenformares terás um delicioso Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten com o interior levemente húmido e o topo suculento.

Para veres a textura do bolo, espreita os Reels.
Como servir o Bolo?
Embora seja opcional, se quiseres que os figos mantenham sempre o brilho, tal como saíram do forno, distribuiu uma fina camada de mel sobre os mesmos.

Geralmente como este bolo de amêndoa e figo sem glúten, sem nenhum topping.
Porém, também fica bem se for servido com uma colherada de iogurte grego natural adoçado com um bocadinho de mel, um fio de mel e figos frescos.
Como guardar Figos frescos
Antes de mais nada, deixa-me partilhar contigo uma curiosidade muito gira sobre os figos.
O figo não é uma fruta. É uma flor suculenta que cresce para dentro.
Isto porque cada um dos filamentos é uma mini-flor que produz internamente apenas uma semente.
Num fundo é um bouquet de flores.
Agora voltando ao assunto principal, talvez já tenhas reparado que os figos duram pouco tempo à temperatura ambiente.
Por isso, é melhor guardá-los no frigorífico PT / geladeira BR.
O ideal é guardá-los no frigorífico num recipiente aberto forrado com algumas folhas de figueira. Porém se não tiveres essas folhas, apenas coloca-os diretamente no recipiente que vão ficar todos bem à mesma.
Agora, convém que os ponhas com a ponta virada para baixo, pois desse modo aguentam-se por mais tempo.
Então vamos lá à receita.

Bolo de Amêndoa e Figo Sem Glúten
Ingredientes
- 3 Ovos
- 150 gr Amêndoa inteira com pele
- 45 gr Açúcar Amarelo ou Rapadura
- 30 gr Manteiga ou Ghee
- ½ colher de chá Fermento caseiro
- 5 Figos frescos fatiados
Preparação
- Derrete a manteiga ou o ghee num púcaro.
- Tritura as amêndoas num robot de cozinha pequeno até obter uma farinha fina.Não faz diferença se ficarem uns pedacinhos pequeninos de amêndoa granulada. No entanto, ao triturar as amêndoas, talvez tenhas de parar, passar uma faca ou garfo nas laterais do robot e voltar a triturar.
- Numa taça coloca as claras, o açúcar e o fermento caseiro. Com a batedeira bate as claras em castelo até picos firmes.
- Adiciona as gemas uma a uma e depois a manteiga derretida em fio.
- Por fim junta a amêndoa triturada e mistura com a batedeira só para misturar.Envolve com uma espátula, puxando a massa debaixo para cima, de modo a garantir que está tudo bem misturado.
- Verte a massa num forma de silicone e distribui as fatias de figos frescos.
- Leva ao forno a 170ºC por 40 minutos.
Notas
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada