As bolachas Candy Cane Sem Glúten ou Bengalas de Natal são as bolachas natalícias mais mimosas. São coloridas naturalmente e congeláveis.

As bolachas Candy Cane são um clássico que repito todos os natais desde 2015, altura em que partilhei pela primeira vez esta receita.
Para mim são as bolachas natalícias mais amorosas, sejam em formato de bengala / cajadinho ou coração.
Uma pessoa perde-se com estas fofuras temáticas 💗🎄✨
E cá entre nós são tão giras que é impossível resistir.
Só para teres uma noção bem rápida, estas Bolachas Candy Cane sem glúten:
- são sem glúten;
- têm textura tenra ao trincar;
- a cor rosa é natural, não sendo utilizado nenhum corante artificial;
- podem ser feitas sem laticínios, se utilizares apenas óleo de côco. Porém, caso possas consumir derivados do leite, dá para fazer com ghee e óleo de côco, pois o ghee dá um aroma especial.
Como fazer as Bolachas Candy Cane sem glúten?
Para fazer as Bolachas Candy Cane sem glúten vais precisar dos seguintes ingredientes:
- Farinha Sem Glúten Mix3: É uma farinha caseira que utilizo para fazer imensas receitas, dado que, ao mesmo tempo, confere estrutura, leveza e liga, sem nenhuma goma xantana.
- Açúcar Mascavado e Açúcar Amarelo: ambos em pequena quantidade.
Todavia se só tiveres açúcar amarelo, dá para fazer as bolachas apenas com este açúcar.
Se só tiveres mascavo, também dá para substituir, embora este dê uma menor perceção de doce. Porém, tritura-o bem no robot para evitar cristais grandes pela massa. - Óleo de Côco: além do aroma, dá bolachas mais durinhas e é uma alternativa para quem não pode consumir laticínios.
- Ghee: de fato dá um aroma delicioso. Se puderes consumir lácteos, experimenta adicionar.
- Ovo: é indispensável para dar liga à massa das bolachas.

- Farinha de Beterraba: é o ingrediente chave para obteres a cor rosa destas Bolachas Candy Cane sem glúten. Tendo em conta que só vais precisar duma quantidade pequenina de farinha de beterraba, não dá para sentir o sabor nas bolachas e a embalagem que comprares vais render muito. Por isso, é melhor guardar esta farinha no frigorífico.
De maneira idêntica, dá para colorir a massa com beterraba crua ralada finamente. No entanto devido à humidade, vai dar uma massa mais mole.
- Especiarias para aromatizar: Canela e Gengibre em pó para a massa branca e raspa de Laranja para a massa rosa. Estas são opcionais e a gosto. No entanto, se utilizares beterraba ralada crua, convém mesmo juntar estas aromáticas. Se for beterraba em pó, é indiferente.
Onde encontrar farinha de Beterraba?
Consegues facilmente encontrar esta farinha em lojas online portuguesas, na amazon espanhola ou até na iHerb. É só questão de escolher. Pesquisa por Farinha de Beterraba ou Beterraba em pó e lê sempre a descrição dos ingredientes para verificar se é apenas beterraba em pó sem aditivos.

Por outro lado, a farinha de beterraba também pode ser feita em casa num desidratador, no forno ou numa airfryer. Só tenho experiência a fazer esta farinha no desidratador, mas pelo que li, faz-se da mesma forma.
Para isso, rala a beterraba, distribui pelos tabuleiros do desidratador e desidrata a 42ºC (para manter todas as propriedades) ou a maior temperatura para ser mais rápido como 55 ou 60ºC. Depois de seca, tritura num moinho de café e guarda no frigorífico num frasco fechado.
Como moldar estas bolachas sem glúten em formato de Bengalas de Natal?
Dependendo do facto de usares pó de beterraba ou beterraba fresca ralada, terás uma massa mais seca ou mais húmida.
Para fazer as espirais nas bolachas:
- em primeiro lugar, pega num pedaço de cada massa e faz dois rolinhos, um rosa e outro bege.
- em segundo lugar coloca-os encostados um ao lado do outro e rola-os em conjunto. Primeiro rola a ponta do lado direito e depois a ponta do lado esquerdo, para formar a espiral.
- em seguida rola novamente para alisar e vai deslizando o rolinho para gerar mais espirais.
Assim que a espiral estiver formada, corta pequenos pedaços e coloca-os em forma de cajado/bengala de natal ou coração num tabuleiro forrado com papel vegetal.








No Reels do Instagram consegues observar a moldagem das Bolachas Candy Cane sem glúten em vídeo.
Convém ainda referir que esta massa apesar de se moldar facilmente, não dá para amassar por demasiado tempo como se fosse plasticina, uma vez que o calor das palmas das mãos vai aquecê-la e deixá-la mais mole.
As Bolachas Candy Cane sem glúten podem ser congeladas?
As Bolachas Candy Cane sem glúten podem ser feitas com vários dias de antecedência, pois são congeláveis ❄️. Ou seja:
- moldas as bolachas em formato de bengalas de natal ou corações de natal;
- guardas no congelador sobre papel vegetal num tabuleiro. Após congeladas, podes guardar num saco ou outro recipiente de congelação que já não vão colar, nem perder a forma;
- e quando precisares, é só tirar do congelador direto para o forno por 23 minutos.
Esta é uma ótima técnica para ter bolachas à disposição, sem estarem todas num frasco… à distância de uma dentada 😜

Depois de assadas, guarda as Bolachas Candy Cane sem glúten num frasco hermético.
Então vamos lá à receita.

Bolachas Candy Cane sem glúten – Bengalas de Natal
Ingredientes
- 140 gr Farinha Sem Glúten Mix3
- 20 gr Açúcar Mascavado
- 20 gr Açúcar Amarelo
- 20 gr Ghee
- 20 gr Óleo de Côco
- 1 Ovo
- Para a massa branca:
Opcional: Canela a gosto e Gengibre em pó
- Para a massa rosa:1 colher de chá abaixo do nível de Farinha de Beterraba. Alternativa: Raspa de Beterraba até a massa ficar um rosa forte.
Opcional: Raspa de 1 Laranja
Preparação
- Derrete os óleos num púcaro.
- Num robot de cozinha, tritura os açúcares. Depois junta a farinha e volta a triturar.
- Coloca as farinhas e o açúcar numa taça, junta o ovo e os óleos e mistura com uma colher até obter uma massa homogénea.
- Divide a massa em duas partes.Numa delas, junta a farinha de beterraba e as raspas e na outra a adiciona a canela e o gengibre. Mistura bem até a cor ficar uniforme.
- Se achares que a massa está muito mole para moldar, reserva no frigorífico PT / geladeira BR por 10 minutos ou mais.
- Para moldar, pega num pedaço de cada massa e, sobre um papel vegetal ou tapete de silicone, faz dois rolinhos, um rosa e outro bege.
- Coloca-os encostados um ao lado do outro e rola-os em conjunto, primeiro por um dos lados e depois pelo outro, para formar a espiral.
- Rola novamente para alisar e vai deslizando o rolinho para gerar mais espirais.
- Assim que a espiral estiver formada, corta pequenos pedaços e coloca-os em forma de cajado ou coração num tabuleiro forrado com papel vegetal.Repete até acabarem as massas.
- Antes de levar ao forno, reserva as bolachas no congeladorPT/freezerBR por 5 minutos. Este passo é opcional, mas aconselhável.
- Leva ao forno a 160ºC sem ventoinha por 20 minutos até estarem cozinhadas.
Notas
- Para duplicar a receita, faz uma dose só de massa branca e outra de massa cor-de-rosa. Aí ao triturar as farinhas adiciona logo as especiarias ou a beterraba em pó.
- O açúcar tem de ser triturado, primeiro sozinho e depois com as farinhas, de modo a ficar bem fino. Se não for triturado, as bolachas ficarão com cristais de açúcar mascavo inteiros.
- Se utilizares Pó de Beterraba, não precisas juntar nenhuma especiaria, a não ser que queiras bolachas com esses aromas.
- Ao utilizar beterraba fresca, finamente ralada, como tem:
– humidade, a massa ficará ligeiramente mais mole;
– um sabor mais intenso que a farinha de beterraba, convém adicionar os aromas opcionais em ambas as massas. - Podes guardar a massa num recipiente de vidro no frigorífico e só moldar as bolachas no dia seguinte.
- Esta massa molda-se facilmente, mas não dará para amassar por demasiado tempo como se fosse plasticina, pois o calor das palmas das mãos vai aquecê-la e voltará à textura que tinha antes do frigorífico.
- Após moldar as bolachas, podes congelá-las ainda cruas para assar quando quiseres. Para isso, coloca-as sobre papel vegetal num tabuleiro ou numa gaveta do congelador PT / freezer BR. Após congeladas, guarda-as num saco ou outro recipiente de congelação.
- Para assar bolachas congeladas serão cerca de 23 minutos.
- Não se pode assar a mais de 160ºC para que o rosa se mantenha.
- Guardar as Bolachas Candy Cane sem glúten num frasco hermético.
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada
🎄 Espero que tenhas um Feliz Natal
muito aconchegante e quentinho 💖
Beijinhos Lígia 😘