Os carapaus alimados à algarvia são uma iguaria típica do Algarve. Ideais para os dias mais quentes, podem ser servidos frios com salada.
Esta é uma receita bem simples de fazer e muito saborosa 🌞
Quando quero fazer Carapaus alimados à algarvia, ao comprar o peixe na praça, peço sempre para arranjar os carapaus de propósito para alimar, ou seja, sem cabeça nem entranhas. É bem mais simples, pois não tenho muito jeito para fazer estas preparações, além de me dar uma certa impressão 😬😅
Fora esta parte, é tudo bem fácil de fazer, inclusive a parte de alimar. E surpreendentemente o resultado é bastante diferente do simples peixe cozido.
Como fazer Carapaus alimados à algarvia?
Os carapaus alimados à algarvia são feitos com carapaus bem frescos que, depois de amanhados, isto é, arranjados sem cabeça nem entranhas, são colocados em sal marinho durante 3h a 24h no frigorífico. Aliás, há quem deixe os carapaus até 2 dias com muito sal, mas pessoalmente só os deixei no máximo 24h.
Esta salmoura é feita com o propósito de conservar o peixe e tornar a polpa firme.
Após esse tempo de salmoura, coze-se os carapaus em água fervente por apenas 5 minutos e em seguida é a etapa de alimar.
Para alimar, tem-se de retirar a pele, as espinhas laterais e a serrilha dos carapaus. Eu sei que parece moroso, mas é um procedimento muito rápido de fazer, pois tudo sai facilmente.
Além disso, depois de alimados, sempre podes guardar no frigorífico num recipiente fechado para servir noutro dia. Caso não queiras servi-los frios, podes escaldá-los. Sim, vou explicar isso tudo.
No momento de servir, é só colocar os carapaus alimados num prato, regar com azeite e limão e distribuir cebola fatiada e coentros.
Como resultado tens uns maravilhosos carapaus alimados à algarvia que ficam ótimos acompanhados com uma salada, também ela em estilo algarvio com tudo a que tem direito.
Uma alternativa que fica tão bem como a salada em estilo algarvio, são batatas primor (aquelas pequeninas) cozidas com pele. Assim que estiverem cozidas, calca-as para abrirem e tempera com azeite, limão, alho picado e endro. E claro se quiseres, da mesma forma, também podes servir algum tomate picado, ou outro vegetal que gostes 😉
Quais os ingredientes desta receita
Para fazeres os carapaus alimados à algarvia, em suma precisas de:
- Carapaus bem frescos, já arranjados
- Sal marinho
- Água para cozer os carapaus
- Azeite extra virgem
- Sumo de Limão
- Cebola fatiada finamente. O ideal é utilizares uma mandolina para conseguires fatias bem fininhas. Se a cebola for intensa, experimenta marinar as finas fatias em sumo de limão. Para isso, coloca as fatias sobre um prato ou taça, distribui o sumo de limão e reserva por cerca de 10 minutos.
Costumo fazer este procedimento em receitas que levem cebola crua como a Salada de melancia e feta e ajuda bastante na redução da intensidade. - Coentros frescos
É provável que também encontres outras receitas que peçam por alho em vez de cebola e salsa em vez de coentros.
Por outro lado, os ingredientes para a Salada em estilo algarvio são os seguintes:
- Tomate
- Pimento vermelho, o qual surpreendentemente é mais rico em vitamina C que o limão!
- Pepino
- Batata-doce cozida
- Orégãos secos
- Coentros frescos
- Azeite extra virgem
- Sumo de Limão
Carapaus Alimados à Algarvia com salada
Ingredientes
Carapaus Alimados à Algarvia
- Carapaus frescos arranjados sem entranhas, nem cabeça
- Sal marinho q.b.
- Água para cozer
- 1 Cebola pequena
- ½ Sumo de Limão
- Azeite Extra Virgem
- Coentros frescos ou Salsa
Salada em estilo algarvio
- 1 Pimento Vermelho
- 2 Tomates
- ½ Pepino
- 1 Batata Doce cozida aos cubinhos
- Orégãos secos
- Coentros Frescos picados
- Azeite Extra Virgem
- Sumo de Limão
Preparação
- Num recipiente de vidro, polvilha com sal marinho, coloca uma camada de carapaus e volta a polvilhar com sal abundantemente.Repete até colocares todos os carapaus e finaliza polvilhando com sal.
- Fecha a tampa e reserva no frigorífico PT / geladeira BR por 3 a 24h.
- Passa os carapaus por água para retirar o excesso de sal.
- Leva ao lume um tacho com água.Quando levantar fervura forte, adiciona os carapaus.
- Deixa arrefecer os carapaus ou coloca-os em água fria.
- Para amanhar, retira a serrilha, a pele e as espinhas das laterais.Desliza o polegar ao longo do lombo do carapau para tirar a pele e serrilha. Repete o mesmo do outro lado.Com a ponta dos dedos, retira as espinhas das laterais.Vai molhando os dedos na água, caso as espinhas e pele fique coladas nos dedos.
- No momento de servir, fatia a cebola com uma mandolina, coloca o sumo de limão e reserva por 5 a 10 minutos.
- Coloca os carapaus num prato, distribui a cebola com o sumo de limão e o azeite em fio.
- Corta os tomates, pimento e pepino aos cubinhos.
- Coloca todos os ingredientes numa taça e envolve com uma colher.
Video
Notas
Para aquecê-los, verte água a ferver sobre os carapaus e em seguida descarta a água. Isto só pode ser feito num recipiente resistente ao calor.
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada