Esta pasta de dentes caseira é uma alternativa natural e sem químicos, feita com argila branca e ingredientes antibacterianos.

Já olhaste para os ingredientes da pasta de dentes? Muitos nem se sabe o que são e alguns não são assim tão saudáveis…
Só para exemplificar:
- o Dióxido de Titânio, Carragenina, Triclosan, Sodium Lauryl e Laureth Sulfates são são prejudiciais à saúde;
- o Flúor é, eventualmente, tóxico e acumulativo no organismo, devendo ser considerado só em casos muito extremos. Para saberes mais, consulta o artigo Flúor é Bom ou Ruim.
- Glicerina impede a remineralização dos dentes, uma vez que cria uma película na superfície dos mesmos, cuja eliminação implica 32 escovagens.
Porém, não é necessário utilizar pastas de dentes com estes componentes para ter um higiene bucal eficiente.
Hoje em dia, já existem diversas pastas de dentes à base de argila ou de outros ingredientes que constituem alternativas naturais e mais saudáveis.
No entanto, também podes fazer em casa com resultados tão bons ou superiores, desde que seja feita com os ingredientes certos para gerar uma pasta alcalina e antibacteriana.
Em 2014 comecei por fazer a pasta de dentes do homeopata Ivandélio Sanctus, mas ao longo do tempo fui adicionando outros ingredientes para tornar esta pasta ainda mais eficiente.
Esta receita que partilho aqui, é a que utilizo desde 2015. Em suma, deixa os dentes bem limpos, é boa para gengivas sensíveis e não seca a garganta. Os seus ingredientes são antibacterianos e antiinflamatórios, sendo uma alternativa natural e sem químicos.
Quais os ingredientes desta pasta de dentes caseira
Cada ingrediente desta pasta caseira tem a sua função e contribui com diferentes propriedades benéficas:
Argila branca: reforça o esmalte dos dentes, por ser rica em minerais, e ajuda a evitar a formação da placa bacteriana. Uso da marca Cattier – já usei de outras marcas, mas esta é a que limpa melhor.
Flor de Sal: é rica em nutrientes e sais minerais, contendo cerca de 84 oligoelementos, os quais contribuem igualmente para tonificar as gengivas e mineralizar os dentes.
Bicarbonato de Sódio: alcaliniza e ajuda a limpar. uso o Purissímo comprado na farmácia, pois os do supermercado podem conter fermento.
Prata Coloidal: tem propriedades antibacterianas, antimicrobianas, antifúngicas e antivirais. É boa para o sistema imunológico e desinfeta feridas sem arder. Pode-se utilizar uma prata coloidal de 20ppm ou de 25ppm. Costumo utilizar a Prata coloidal de 25ppm da PureSilverH2O.
Extrato de Propólis: é antibacteriano, antifúngico e antiviral, contribui para o sistema imunológico e para a saúde dos dentes e gengivas.
Óleo de Côco: é antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório.
Água: do garrafão ou filtrada. A quantidade a adicionar para obter a textura de pasta dentífrica, pode variar conforme a capacidade de absorção da argila. Mesmo adquirindo sempre a mesma marca de argila, a absorção varia.

Óleo essencial de hortelã pimenta: tem de ser biológico de grau alimentar. Vai dar frescor e trazer as propriedades benéficas inerentes ao mesmo.
Bebida alcoólica não fermentada: é opcional e serve apenas como um extra para a conservação. Costumo usar brandy, mas pode ser conhaque ou outra.
Como guardar esta pasta dentífrica?
Podes guardar a pasta de dentes caseira:
- num frasco de vidro hermético pequeno. Também dá para guardar num frasco de vidro com tampa de enroscar, mas ao longo do tempo os resquícios de pasta vão corroer a tampa;
- numa bisnaga de plástico, própria para pastas dentífricas caseiras;
- em caixinhas cilíndricas pequenas de plástico, uma para cada pessoa. Ao acabar é só repor.
Caso dupliques a receita, distribui a pasta de dentes por 2 a 3 frascos. O que estiveres a utilizar, deixa à temperatura ambiente e os restantes guarda no frigorífico.

Pasta de Dentes caseira
Ingredientes
- 100 gr Argila Branca – Cattier
- 50 gr Água – podes ter de adicionar mais uns gramas até obter a consistência de pasta de dentes
- 15 gr Óleo de Côco biológico
- 5 gr Flor de Sal
- 7 gr Bicarbonato de Sódio – Purissímo da May & Baker comprado na farmácia
- 20 gotas Extrato de Própolis – Extrato Puro hidroalcoólico da ESI
- 15 gr Prata Coloidal
- 20 gotas Bebida alcoólica não fermentada – É opcional. Uso brandy, mas pode ser conhaque ou outra
- 5 gotas Óleo essencial de Hortelã pimenta, biológico de grau alimentar – Biover
Preparação
- Num púcaro, coloca a água, a flor de sal e o óleo de côco. Leva ao lume até derreter o óleo e o sal.
- Numa taça de vidro coloca a argila, a água com o óleo derretido, o bicarbonato e distribui as gotas do extrato de propólis.
- Mistura com uma espátula de silicone até obter uma pasta homogénea.
- Adiciona a prata coloidal e volta a misturar.
- Caso a pasta esteja muito densa, adiciona mais 10 a 30gr de água até ficar com a textura típica das pastas de dentes.
- Por último junta as gotas de bebida alcoólica e as gotas do óleo essencial.
- Guarda num frasco de vidro hermético.
Notas
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada