Arquetípico Cozinha Inusitada

Ingredientes Tóxicos em Cosméticos e Produtos de Higiene

Descobre como identificar Ingredientes tóxicos em Cosméticos e Produtos de higiene para fazeres compras mais conscientes e saudáveis.

Ingredientes Tóxicos em Cosméticos e Produtos de Higiene

Quando se compra um produto geralmente faz-se uma compra emocional, lê-se o que promete e somos inconscientemente influenciados pela embalagem e pelo marketing. Mas alguma vez, leste os ingredientes?
Pois, eu não ligava a isso… Também para quê?! Olhava para a lista e quase nem reconhecia nenhum nome… soavam-me a códigos e nomes químicos… Mas se estavam no produto e ele estava na prateleira do supermercado com certeza que não iriam fazer mal…

Contudo, a coisa não é bem assim…

Enfim, eu era doida por cremes e produtos capilares, aqueles cheiros deliciosos eram maravilhosos. Aliás ainda continuam a ser… Mas depois de tomar consciência da existência de ingredientes tóxicos na sua composição, passei gradualmente a optar por produtos mais naturais, alguns com cheiro neutro e outros também bastante cheirosos!!
Acabou por ser uma transição gradual, mas deveras libertadora. E sabes o que notei? Os cremes naturais fazem-me mais efeito na pele e o cabelo igual com pouquíssimos produtos.

Publicidade


Porque evitar ingredientes tóxicos em cosméticos e produtos de higiene?

Tudo o que colocamos na pele é absorvido.
E, surpreendentemente, existe uma infinidade de ingredientes tóxicos nos produtos, cujos efeitos são acumulativos e só apresentam consequências a médio/longo prazo. Então apesar desses componentes estarem em minúsculas doses, acabam por estar presentes em diversos produtos que usamos diariamente, diversas vezes por dia, todos os dias, todos os anos. Logo, uma pequena dose muitas vezes vira uma grande dose.

Por outro lado, a maioria dos componentes dos produtos convencionais vão agir como xenoestrogénios que desregulam o sistema hormonal. alguns vão mais longe.

Publicidade



Ok, já deu para perceber que existem vários ingredientes tóxicos nos cosméticos e produtos de higiene convencionais, mas não é necessário entrar em stress e nem precisas virar 100% natureba.
Isto porque já existem diversas alternativas mais naturais com cheiros maravilhosos e que até permitem lavar o cabelo, fazendo uma espuma luxuriante.

Por isso, este artigo serve para que possas fazer escolhas mais conscientes. Ou pelo menos, escolher produtos com ingredientes menos prejudiciais.

Como saber rapidamente se um produto é livre de ingredientes tóxicos?

A nível de ingredientes tóxicos em cosméticos, um site que considero bastante útil é o EWG Skin Deep.

Aí podes colocar o nome do componente ou do produto em inglês e ele dá uma avaliação de 0 a 10, sendo 10 o mais tóxico.
Só tens de ter atenção ao componente fragrância/parfum, pois a EWG dá sempre nota alta, pois parte do princípio que é uma fragrância sintética. Então produtos naturais com fragrâncias dadas por óleos essenciais, levam uma nota mais alta do que deveriam… Assim, nesse caso ignora a nota dada à fragrância e olha só para os outros elementos.


O senão é que apesar da base de dados dos produtos ser bastante grande, nem sempre encontramos o que procuramos. E aí tem-se de ver ingrediente a ingrediente.

Publicidade


Cosmética e Higiene mais naturais – Exemplos

Antes de mais nada, existem realmente alternativas mais naturais e sem toxinas que não comprometem a qualidade.

Espreita o artigo


Aí encontras alguns dos produtos de cosmética que utilizo.

Produtos com ingredientes naturais


Claro que cada pessoa é diferente e cada um tem as suas preferências. No entanto, desta forma já ficas a saber de alguns cosméticos naturais, como por exemplo produtos para cabelo, cremes, desodorizante, cera depilatória e maquilhagem.

Ingredientes com nomes estranhos, mas que não são ingredientes tóxicos

Então, nem todos os nomes estranhos são ingredientes tóxicos. Da mesma forma há muitos nomes pouco percetíveis, que segundo a EWG são naturais ou aceitáveis ou não são tão ruins como os utilizados nos produtos convencionais.
Eventualmente, estas substâncias são mais comuns nos produtos biológicos.

Classificação 1

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride
    Lauryl Glucoside
    Cetyl Alcohol
    Cetearyl Alcohol
    Glyceryl Oleate
    Sodium Chloride
    Sodium Phytate
    Coco glucoside
    Sodium Lauroyl Lactylate
    Sodium Cocoyl Isethionate
    Benzilic Acid
    Dehydroacetic Acid
    Sodium Dehydroacetate
    Dehydroacetic Acid
    Glyceryl Caprylate
    Ascorbyl Palmitate  – é uma das formas de vit C
    Beta Sitosterol
    Sodium Hyaluronate vem de cartilagens
    Stearyl Glycyrrhetinate
    Hydrogenated Palm Glycerides Citrate
    Lysolecithin
    Lactic Acid
    Tocopherol é a vit E natural
     Pca Glyceryl Oleate
     Stearic Acid vem da gordura
     Ceramide NP 
     Betaine
     Polyglyceryl-4 caprate
     CI 75810 é um corante verde derivado do cobre, obtido a partir de plantas verdes.
Cetearyl Olivate And Sorbitan Olivate

Classificação 2

 Sodium Coco-Sulfate
    Sodium sorbate, alergias de pele
    Potassium sorbate, alergias de pele
    Propanediol
    Phytic Acid
    Decyl Glucoside

Classificação ainda baixa

Estas substâncias estão principalmente associadas a alergias. Por isso, nem todas as pessoas irão ter estas reações.

1 a 3 Sodium benzoate

3 Distearoylethyl Dimonium Chloride
Linanool

4 a 5 Limonene – aroma e solvente naturalmente presente nas cascas de citrinos. Tem esta classificação mais alta porque quando exposto ao sol e ar, pode degradar em produtos oxidados que, eventualmente, podem irritar a pele e vias respiratórias.

4 a 6 Benzyl Alcohol, é um conservante associado a alergias de contacto É mais preocupante se for em produtos ingeríveis.
ressecamento da pele e danos através dos radicais livres.

1 a 5 Cocamidopropyl Betaine, é um surfactante sintético. No seu historial apenas constam alergias e dermatites de contato, as quais podem ser originadas pelo próprio ingrediente ou por impurezas presentes nele, como 3-dimethylaminopropylamine.
A sua classificação é maior se usado em produtos que não são imediatamente enxaguados, gerando maior risco de absorção.
Contudo, é uma alternativa melhor que o Sodium Lauryl Sulfate. Se encontrares um champô com algum dos agentes de limpeza de classificação 1, será uma melhor opção.

Lista de Ingredientes Tóxicos em Cosméticos e Produtos de Higiene

Então, agora sim, chegámos à lista resumida dos principais ingredientes tóxicos a evitar. Esta lista está aqui com o intuito de te ajudar a identificar estas substâncias, mas não precisas saber todas. Aliás é quase impossível saber isto tudo de cor, a não ser que tenhas uma mega memória.

Ao propósito, eu sei que ao ver esta lista e ao observar os rótulos pode ser um bocado assoberbante. Todavia lembra-te que hoje em dia vivemos numa época em que existem imensos ingredientes com algum teor de toxicidade e é normal, é o que é…
Deste modo, o objetivo não é viver numa redoma com medo de tudo, ou passar a lavar o cabelo com bicarbonato ou sabão azul e branco ou água e mel… Sim já passei por essa fase e, enfim, foi uma fase e cheguei à conclusão que não compensa. Até porque eu amo lavar o cabelo com aquela suavidade fofa que a espuma dá.

Assim, o objetivo é ajudar-te a escolher produtos com ingredientes mais suaves e naturais. Isto porque é bom tratares bem de ti e passares um creme no rosto que efetivamente dê firmeza.
Por outro lado, se algum dia só tiveres à disposição champô ou gel de banho com ingredientes duvidosos, é preferível dar o belo do banhito e ficar cheirosa ou cheiroso, do que reviver a época das carvernas 😜.

Lembrando que a saúde é sempre um somatório de diversos aspetos, tanto físicos, como emocionais.
Em suma, cuidares de ti é importante 💗.

A a B

Alumínio – anti-transpirante (nos desodorizantes aparece como Aluminium Chlorohidrate).
É uma Neurotoxina. Distúrbios de concentração e aprendizagem, enfraquece a memória, relacionado com Alzheimer. Distúrbios hormonais, cancerígeno (principal destaque para cancro de mama), segundo estudos 1 e 2.

Benzyl Benzoate – solvente e conservante em vários produtos de higiene, como loção pós-barba, châmpo, amaciador, desmaquilhante, perfume, creme hidratante, loção bronzeadora e verniz de unhas. Por ter propriedades inseticidas, é ingrediente de produtos anti-piolhos, pois mata piolhos e ácaros.
Dermatite de contato, alergénico, distúrbios endócrinos e danos no sistema nervoso, principalmente em crianças. A sua utilização em fragrâncias é alvo de restrição.

Benzyl Salicylate – ingrediente em fragrânica e absorve a luz ultravioleta.
Alergénico. Tóxico do sistema imunitário.

BHT (Butylated hydroxytoluene) – conservante usado para prevenir a oxidação de óleos em produtos cosméticos e alimentícios.
Alergénico, tóxico para o sistema imunitário e algumas evidências de potencial cancerígeno em animais, pois em testes feitos com células de mamíferos, ocorreram mutações e em doses elevadas houve formação de tumores.

BHA (Butylated hydroxyanisole) – conservante usado para impedir a oxidação de matérias gordas em produtos cosméticos, especialmente batons e sombras.
Alergénico, disfunções endócrinas, bioacumulativo (acumula no corpo) e potencial cancerígeno em humanos. É pior que o BHT, tendo uma classificação de 5-6 pelo EWG numa escala de 0-10.

C

Cetrimonium chloride – conservante e agente de emulsão em cosméticos e produtos capilares.
Embora tenha uma classificação de 4 pelo EWG, o mesmo considera-o tóxico, alergénico e poluente do ambiente.

Chlorphenesin –  conservante sintético pelas suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, é usado em hidratantes, protetores solares com FPS superior a 30, produtos com proteção solar, produtos antifungícos de unhas e rímel. Na farmacêutica é utilizado como relaxante muscular por bloquear os impulsos nervosos enviados ao cérebro.
Provoca alergias, dermatite de contato, relaxa o músculo esquelético, deprime o sistema nervoso central e causa depressão respiratória em lactantes, desaconselhado a mulheres grávidas ou em amamentação.

Chumbo ou Lead – metal pesado de efeito acumulativo no organismo presente em tintas e batons.
Pode causar anemia, distúrbios renais, neurológicos, ósseos.

Corante vermelho ou E-120 ou CI 75470 – também apresentado como corante natural, é sangue purificado de cochinilha (inseto que vive em catos). Está em quase tudo o que seja rosa ou vermelho, desde produtos alimentares a batons, sombras, rímel e medicamentos.
Problemas nos rins e vias respiratórias. Alergénico.

Cyclopentasiloxane (D5) e Cyclotetrasiloxane (D4) – agentes condicionantes usados em produtos capilares e cremes hidratantes faciais.
Tóxicos, persistentes com potencial de bioacumulação em organismos aquáticos. O D4 altera o sistema hormonal.

D a E

Disodium EDTA – este é um dos ingredientes tóxicos que aumentam a formação de espuma em champôs, mas pode ser encontrado em diversos cosméticos, pois também funciona como conservante, quelante e estabilizante. Esta substância une-se aos iões metálicos presentes na água e desativa-os, o que neutraliza os efeitos da água dura e evita a deterioração de cosméticos, mantendo a clareza e evitando o ranço.
Aumenta a absorção pela pele de outros ingredientes que estejam nos produtos. Potencial de mutação genética ao ADN.

DMAE ou Dimethylaminoethanol – usado em cosmética anti-idade e hidratantes.
O efeito anti-idade do DMAE ocorre por sua capacidade de danificar as células do tecido conjuntivo.
Alergias e tóxico para o sistema imunológico.

DMDM hydantoin, Imidazolidinyl urea e Diazolidinyl urea – conservantes encontrados em produtos capilares, cremes de rosto e sombras. Podem ser sintéticos ou provenientes de urina e outros fluídos corporais de mamíferos (no caso dos 2 últimos mencionados).
Alergénicos, dermatite de contato. Podem ter ou libertar impurezas de formol (altamente alergénico e cancerígeno).

Etanolaminas (DEA: diethanolamine, MEA: monoethanolamin, TEA: triethanolamine) e substâncias que tenham DEA, MEA e TEA no nome como:

  • Cocamide DEA: 7 pelo EWG.
  • Triethanolamine: 5 pelo EWG.
  • DEA Oleth-3 Phosphate: 5 pelo EWG.
  • Cocamide MEA: 4 pelo EWG.

São compostos de amónia usados como emulsificantes (unem água e óleo) e para criar espuma.
Exposição prolongada a essas substâncias pode causar insuficiência hepática, renal ou lesão do sistema nervoso, problemas das vias respiratórias, formação de tumores e anomalias no desenvolvimento fetal. Cancerígeno.

F a M

Fragrance ou Parfum (fragrância ou perfume) – Nos produtos naturais podem derivar de óleos essenciais de flores e plantas (aí não há problema). Nos outros produtos é sintética.
As fragrâncias sintéticas são alergénicas, tóxicas para o sistema imunológico e podem ser também tóxicas para o sistema respiratório. Além disso pode conter mais de 3000 substâncias químicas que foram usadas para produzir aquele cheiro como por exemplo ftalatos (que podem provocar distúrbios endócrinos e defeitos congénitos no sistema reprodutivo de meninos) e benzyl benzoate.

Methylisothiazolinone e Methylchloroisothiazolinone – conservantes em champôs, condicionadores e geís de banho.
Tóxicos e alergénicos para a pele. O methylisothiazolinone é sensibilizador e afeta o sistema nervoso. O methylchloroisothiazolinone pode causar mutações no ADN.

Mineral oil ou Paraffinum Liquidum ou Óleo Mineral derivado do petróleo é usado em cosméticos por ser barato e ter propriedades amaciantes e lubrificantes. Também conhecido como Liquid Paraffin, Paraffin Oil ou Deobase. Ex.: Óleo Johnson’s Baby é apenas óleo mineral e fragrância.
Na realidade não hidrata, apenas impede a perda de água da pele. Porém, por não se dissolver com água nem álcool, vai-se acumulando na pele e cabelos, deixando os cabelos pesados. Por obstruir os poros, gera acne e alergias, interfere com os mecanismos de hidratação natural da pele e provoca envelhecimento cutâneo.  Em produtos aerossol, tem potencial cancerígeno se inalado.
Outros ingredientes derivados do petróleo a evitar são a parafina / paraffin e o petrolato / petrolatum.

P

P-Phenylenediamine ou Paraphenylenediamine (PPD) – usado em tintas de cabelo.
Alergénico (pele, olhos, pulmões). Tóxico.

Parabenos (butylparaben, ethylparaben, propylparaben, methylparaben… tudo o que termine em paraben) – Conservante sintético utilizado para evitar que cosméticos se estraguem por ação de micro-organismos.
Distúrbios endócrinos, irritações cutâneas, entram na pele e têm ação cancerígena por imitarem hormonas femininas.

PEGs (polyethylene glycols) e seus derivados – usados como espessantes, emulsificantes, solventes, entre outros. Geralmente aparecem com números como PEG-100 e PEG-7, os quais indicam o peso molecular do composto (quanto menor o nº mais facilmente entra na pele).
Alergias na pele e facilitam a absorção dos outros ingredientes que o produto tiver, sejam eles quais forem. Podem sofrer contaminações com:
– Ethylene oxide ou óxido de etileno (extremamente tóxico) os PEG-4, PEG-7, PEG-4-dilaurato, PEG 100;
– 1,4-dioxane (cancerígeno) nos PEG-6, PEG-8, PEG-32, PEG-75, PEG-150.

Petrolatum (petrolato) – agente emoliente e umectante em produtos capilares, rímel e cremes.
Pode ser contaminado com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (polycyclic aromatic hydrocarbons – PAHs) que são cancerígenos.

Phenoxyethanol – conservante de cosméticos e estabilizador de fragrâncias.
Alergénico e efeitos neurológicos que afetam o sistema nervoso a médio e longo prazo.

Propylene Glycol – umectante e controlador de viscosidade.
Alergénico, dermatites de contato, facilita a entrada de outros ingredientes na pele. Potencial tóxico para o sistema reprodutivo.

Q a S

Quaternium-15 – conservante presente em sombra e base. Existem muitos quaternium, mas nem todos são de evitar como este.
Alergénico e Tóxico. É um dos ingredientes tóxicos que pode conter ou libertar impurezas de folmol (cancerígeno).

Silicones e seus derivados – substâncias acabadas em -one, -methicone ou -ol (à exceção de álcool) Ex: dimethicone, cyclomethicone, dimethiconol. São agentes umectantes e condicionantes. Criam uma película que dá aparência de pele mais lisa e cabelo mais brilhante.
Poluem o ambiente, acumulam-se na pele e cabelos, tornando gradualmente a pele opaca e os cabelos pesados. Obstrui os poros, interferindo nos mecanismos de hidratação natural da pele causando ressecamento, acne e reações alérgicas. Tóxico ou nocivo.

Sodium Benzoate (benzoato de sódio) – conservante. É comummente encontrado em cremes com vitamina C ou E.
A combinação com vitamina C ou E pode gerar o benzeno que é cancerígeno. Os benzoatos estão ligados a danos celulares por aumentar a produção de radicais livres, relacionados a doenças graves e ao envelhecimento. Os benzoatos também podem atacar as mitocôndrias das células.

Sodium Laureth Sulfate – é um dos ingredientes tóxicos mais comuns, sendo utilizado como agente de limpeza em champôs, géis e sabonetes.
Mais polémico que o Sodium lauryl sulfate, é apontado como tóxico ou nocivo. Alergénico, gera coceira no couro cabeludo, escamação e ressecamento. Pode ser contaminado com impurezas de Ethylene oxide(cancerígeno e altamente tóxico) e 1,4-dioxane (cancerígeno e tóxico).

Sodium Lauryl Sulfate (SLS) ou Lauril Sulfato de Sódio – é, igualmente, comum em produtos de higiene como por exemplo champôs, detergentes e sabonetes e géis de banho.
Alergénico (tal como o Ammonium lauryl sulfate). Seca a pele e cabelo, obstrui os poros, é absorvido pela pele e polui o meio ambiente.

T

Talc (talco) – além de absorver a humidade, diminui o atrito, estando presente em sombras, bases e pó facial.
Pode ser contaminado com amianto (riscos de toxicidade respiratória e cancro). Porém o talco em cosméticos, mesmo livre de amianto, é uma forma de silicato de magnésio, o qual também pode ser tóxico e cancerígeno. Utilização regular nos genitais tem potencial cancerígeno. Tóxico para o sistema respiratório se inalado.

Tetrasodium EDTA – prolonga fragrâncias e impede a deterioração e o ranço. Está principalmente em champôs e sabonetes.
Tóxico ou nocivo. Aumenta a absorção de outras substâncias na pele.

Tocopheryl Acetate – antioxidante, é a vitamina E sintética. Também é conhecida como DL-alpha-Tocopheryl acetate ou DL-alpha-tocopherol acetate. O prefixo DL indica que é sintética e o Acetate indica que a vitamina está na forma de éster.
Alergias, dermatite de contato e em altas doses forma tumores.
A vitamina E natural tem o nome de Tocopherol ou D-alpha-tocopherol ou D-alpha-tocopherol acetate. Essa é a boa.

Triclosan – conservante e antibacteriano, presente em pastas de dentes, sabonetes, géis de banho.
Alergénico (pele, olhos e pulmões), distúrbios endócrinos, celulite, desregulação hormonal, enfraquecimento do músculo cardíaco e formação de resistência a antibióticos pela possibilidade de contribuir para o aparecimento de bactérias superresistentes. Cancerígeno.

Ingredientes tóxicos a evitar em Vernizes da Unhas / Esmaltes

ingredientes tóxicos em vernizes

DBP (dibutil ftalato ou dibutyl phthalate) – solvente serve para o verniz ficar brilhante e flexível. Afeta o sistema hormonal, causa distúrbios endócrinos, problemas de fertilidade, defeitos no desenvolvimento fetal, toxicidade reprodutiva (passa para o bébé), falhas no fígado e rins, é tóxico para o sistema respiratório e para o ambiente. Cancerígeno.

Formol ou Formaldeído (formaldehyde) – conservante e desnaturante. Altamente tóxico e alergénico. Afeta o sistema imunológico, respiratório, a pele. Comprovadamente cancerígeno.
Além disso, também há alguns conservantes em produtos de cosmética que podem libertar Formol e causarem alergias, como por exemplo:
DMDM hydantoin – existente em champôs e amaciadores. Classificação do EWG: 6.
Imidazolidinyl urea – mais comum em hidratantes e sombras. Classificação do EWG: 5.
Quaternium 15 – comum em sombras e bases. Classificação do EWG: 7.
Diazolidinyl urea – existentes em cremes, champôs e amaciadores. Classificação do EWG: 5.

Tolueno ou Toluene – solvente que dá acabamento liso ao verniz. Altamente irritante. Afeta o cérebro e sistema nervoso central, originando tonturas, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas. É tóxico para o sistema respiratório, cardiovascular, renal e outros. Pode causar defeitos nos fetos.

Se gostas muito de vernizes escolhe um que seja pelo menos 3-free. Os mais naturais são os à base de água, vegan e cruelty-free.

Ingredientes tóxicos a evitar em Protetores solares

ingredientes tóxicos em protetores solares

Estas substâncias são absorvidas pela pele. Assim, fica alerta para:

Benzophenone-3 ou Oxibenzona ou Oxybenzone – encontrado em protetores solares para absorver a luz ultravioleta. Alergénico, causa fotosensibilidade à luz solar, disfunções hormonais e perturbações cardiovasculares.

PABA ou Aminobenzoic acid ou Ácido aminobenzóico – filtra a luz ultravioleta. Dermatite de contato, fotossensibilidade, cancerígeno (porque pode gerar radicais livres e danificar o ADN).

Retinil palmitato ou Retinyl Palmitate (ácido palmítico com vitamina A) e Retinol (vitamina A)
O Retinil palmitato ou Retinyl Palmitate é a uma ótima forma de suplementar vitamina A. Aliás o Dr. Lair Ribeiro aconselha a suplementar vitamina D3, junto com vitamina K2-MK7 e vitamina A sob a forma de Retinyl Palmitate, devido à sinergia de absorção.
No entanto não é aconselhável adicionar nenhuma forma de vitamina A a protetores solares e cremes por causa da exposição excessiva ao sol. Isto porque os compostos da vitamina A quebram-se com a luz ultravioleta, dando origem a radicais livres tóxicos que podem gerar mutações genéticas no ADN. A vitamina A colocada na pele também está associada a toxicidade cutânea e mesmo em baixas doses pode acelerar o desenvolvimento de lesões. A aplicação diária de retinol na pele, tem efeito cumulativo podendo ser tóxico inclusive para o feto em desenvolvimento.

Outros ingredientes a evitar nos protetores por causarem mutações e morte celular, disfunções hormonais e alergias pela exposição solar:

  • ensulizole ou PBI. EWG: 2 a 3.
  • octinoxate ou ethylhexyl methoxycinnamate. EWG: 5.
  • avobenzone. EWG: 1 a 2.
  • padimate-O (derivado do PABA). EWG: 3 a 5.
  • octocrylene. EWG: 5.
  • homosalate. EWG: 2 a 4.
  • sulisobenzone EWG: 3.

Embora alguns tenham uma classificação baixa no EWG, todos apresentam algum registo ou preocupação alergénica.

Publicidade


Partilhar artigo no

Publicidade


Também poderás gostar de:

Aspartame faz mal? O que é e porque não consumir
Aspartame faz mal? O que é e porque não consumir
O que é o glúten
O que é o Glúten

13 Responses

  1. Muito importante termos essas informações para sabermos fazer escolhas de produtos com cautela que não irão prejudicar nosso corpo. Pois é possível encontrar produtos assim. Aqui na minha cidade estou a procura de estabelecimentos que ofereçam produtos sem essas químicas nocivas. São poucos os locais mas quanto mais consumimos esses bons produtos eles estarão ainda mais disponíveis. Tenho cobrado a presença deles nós supermercados pois é um local de compras que mais nós frequentando eles prometem que irão fazer pedidos para o distribuidor.

    1. Olá Adélia muito obrigada 😀 É, desde há uns tempos para cá que tem havido mais oferta de produtos naturais, mas principalmente junto de pequenas empresas e artesãos. Aqui em Portugal costumo usar o champô, amaciador e creme facial da Follium Cosmética, os sabonetes da Pura Mistura e faço pequenas misturas de manteigas e óleos em casa. Gosto muito da mistura de karité, óleo de côco e vitamina E natural.
      Se estiver no Brasil, sei que a loja do homeopata Ivandélio Sanctus tem opções naturais, nunca as usei, mas sei que ele é de confiança e usa tudo natural. https://ivandeliosanctus.com.br/produtos-naturais/higiene
      Beijinhos Lígia

  2. Meu Deus estão nos matando aos poucos. Depois de ter alergia a shampoos e cosméticos vim pesquisar e estou chocada. Dá vontade de usar só água. Que triste!

    1. Olá Regina 💖 É mesmo e quem é mais sensível acaba por sentir os efeitos mais rápido. Até há quem lave apenas só com água, mas para mim não funcionou 😅 até tentei com bicarbonato, com mel, etc Felizmente começam a haver mais opções naturais. Cá em Portugal uso o da Follium Cosmética ou encomendo da marca Calia. No Brasil já vi alguns champôs em barra naturais. Em relação a shampoo líquido só vi este https://ivandeliosanctus.com.br/produtos-naturais/higiene/shampoo-suave-extrato-de-quiabo-bambu-camelia-sanctus-250ml Apesar de não dizer os ingredientes, acho que será bom porque esse homeopata é completamente contra ingredientes tóxicos. Porém nunca usei.
      Beijinhos 😘

  3. Apenas gostaria de informar que os comppstos bht e bha foram trocados. BHA é considerado cancerígeno e o BHT ainda não não se foi comprovado.

    1. Olá Luisa 🙂 Em relação à restante gama da Herbal, acaba por ser melhor pois não tem parabenos e corantes. Porém continua a ter muitos dos principais ingredientes a evitar como Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Tetrasodium EDTA, entre outros. Estive a ver os ingredientes aqui
      https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=6420923(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente).
      Att Lígia

  4. Sabe me falar se o Aluminum Hydroxide também tem algum problema para a suade? Pesquisei e so encontrei relacionado com remedios

    1. Oi Andressa, estive a ver no EWG aqui https://www.ewg.org/skindeep/ingredients/700321-ALUMINUM_HYDROXIDE/. Diz que é usado como corante e que não é tóxico, pois tem a classificação mais baixa da EWG, sendo que 1 é a melhor classificação e 10 é altamente tóxico.
      Nos cosméticos e produtos de higiene, há imensos ingredientes com nomes estranhos, mas que não são ruins. Geralmente antes de comprar um produto, faço sempre uma pequena pesquisa dos ingredientes na Lupa do EWG, a qual está no canto superior direito.
      Beijinhos 😘
      Lígia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá! Sou a Lígia

Aqui ensino a fazer uma
Alimentação Sem Glúten,
trazendo-te alternativas variadas
com sabores deliciosos

para que sintas

a Leveza e a Liberdade

de Cozinhar Sem Glúten!

Últimos Posts

Caldo de Camarão caseiro de zero desperdício
Classificação do Camarão - o que significa
Doce de Gila mais saudável e saboroso

Subscreve a Newsletter

para ficares a par de todas as novidades, dicas e receitas.

 Como prenda recebes este ebook com muitas receitas versáteis e informações úteis 

A Natureza só pode ajudar-nos, se conseguirmos arranjar tempo para nós mesmos.

Publicidade