Arquetípico Cozinha Inusitada

O melhor Queijo Vegetal Fermentado

Este queijo vegetal fermentado, sem dúvida, é o queijo vegan mais parecido aos queijos de origem animal. Além disso, é muito fácil de fazer.

queijo vegetal fermentado

Porque vais gostar deste queijo vegetal fermentado

Esta foi a primeira receita de queijo vegan que mais gostei.
Antes desta, fiz queijo de mandioca, de polvilho, curgete, ricotinha de sobras de leite vegetal, queijo de oleaginosas com rejuvelac, entre outros…
Diga-se de passagem que as tentativas de queijo de oleagionosas com rejuvelac não correram bem, pois desenvolveu sempre um sabor a podre, mesmo com poucas horas de fermentação.

Então, um dia experimentei este queijo e foi um divisor de águas.
E tal como foi para mim, talvez também o seja para ti.

Em suma, sem dúvida, é o queijo vegetal mais parecido aos queijos de origem animal.
Quer se consuma laticínios ou não, é uma delícia que compensa experimentar, pois não só é vegetal, como também é um fermentado que contribui para a microbiota intestinal.

Publicidade


O que vais precisar para fazer este Queijo vegetal fermentado?

Para fazer este queijo vegetal fermentado vais precisar de dois ingredientes principais:

Publicidade


  • Caju porque é a oleaginosa com o sabor mais parecido ao queijo. Dá para fazer este queijo vegetal fermentado com outra oleaginosa ou mesmo com uma mistura de caju e outro fruto seco, mas para mim a melhor versão é mesmo só com caju.
  • Sumo de Limão, o qual é adicionado por várias razões. Em primeiro lugar vai servir de starter/miolo de fermentação e proteger o queijo das bactérias ruins e em segundo lugar vai trazer acidez e sabor.


Além deste 2 ingredientes principais também vai ser necessário água e um bocadinho de sal para a demolha do caju e para a pasta do queijo vegetal.

Quanto a equipamento, é necessário:

  • robot de cozinha pequeno ou uma varinha mágica PT / mixer BR de 1000w para triturar o caju. O mais prático será a varinha mágica.
    Por outro lado, não aconselho usares um liquidificador porque será bastante difícil triturar o caju com apenas 1 colher de sopa de água. Além disso mesmo que adiciones mais água, vai ser complicado tirar a massa densa do liquidificador.
  • pano de musselina ou voal ou nylon.
    Aconselho estes Sacos para leite vegetal de Nylon, pois secam bastante rápido, evitando a proliferação de bactérias. Inclusive, podes descoser um e ficas com pano dobrável para utilizar tanto para queijo, como para coar Sumo verde ou Leite vegetal.
  • frigorífico PT / geladeira BR para curar o queijo e principalmente para guardá-lo até ao momento de consumir.


É preciso ter um desidratador para fazer este queijo vegetal fermentado?

Não, pois podes fazer a desidratação toda no frigorífico.
Porém se tiveres um desidratador e quiseres acelerar o processo de secagem, podes colocar o queijo a desidratar a 42ºC sobre um papel vegetal por algumas horas.

Por exemplo o queijo de tamanho médio da foto desidratou por 4h num desidratador e ficou no frigorífico por uns 5 dias. Se tivesse colocado apenas no frigorífico, o resultado seria igual só que levaria mais um pouco de tempo.
A textura fica suave por dentro com casquinha firme por fora.

Dicas para diversificar este Queijo Vegan

Queijos pequenos curam mais rápido. Por isso, com a massa desta receita podes fazer um queijo médio ou dois pequenos.

Feita a massa deste queijo vegetal fermentado, podes servi-la logo como queijo creme, ou fazer bolinhas de queijo fresco ou colocar a secar no frigorífico e fazer queijo curado.

Para fazeres Bolinhas de queijo fresco ou bolinhas de “labneh” vegetal, faz as bolinhas com a ajuda do pano. Depois rola as bolinhas por ervas aromáticas e coloca num prato com azeite ou guarda-as submersas em azeite.

De maneira idêntica, é possível dar diferentes sobres ao queijo vegetal fermentado. Só para exemplificar:

  • Queijos com sabor no exterior: depois de dar o formato ao queijo, polvilha a superfície com especiarias ou ervas aromáticas secas. Por exemplo:
    • uma mistura de Pimentão doce e Paprika
    • tempero adobo para um sabor mexicano
    • zaatar fazendo assim uma versão vegan do queijo árabe chancliche.
  • Queijo estilo Roqueford ou Gorgozola. Para isso:
    • com uma colher quebra um comprimido de spirulina até virar pó e mistura com um pouquinho de levedura nutricional. Não substituas a levedura nutricional por levedura de cerveja, pois não tem o mesmo sabor.
    • espalha num pouco de massa de queijo, polvilha com a mistura e vai intercalando até acabar.
    • com o pano dá o formato de queijo e polvilha com endro.
queijo vegetal fermentado pequeno com especiarias ou ervas aromáticas secas


Então, vamos lá à receita.

Publicidade


queijo vegetal fermentado

O melhor Queijo Vegetal Fermentado

Este queijo vegetal fermentado, sem dúvida, é o queijo vegan mais parecido aos queijos de origem animal. Além disso, é muito fácil de fazer.

Ingredientes
  

  • 150 gr Caju
  • ½ colher chá abaixo do nível Sal Marinho
  • Água para demolhar
  • 2 colheres de sopa Sumo de Limão
  • 1 colher de sopa Água se for necessário
  • Flor de Sal a gosto

Preparação
 

  • Num frasco de vidro coloca o caju, a ½ colher de chá de Sal e água até o dobro da altura do caju. Deixe a demolhar por 8h ou durante a noite, tal vai tornar o caju mole e neutralizar os seus antinutrientes.
  • Após a demolha, descarta a água e passe o caju por água corrente. Ficarás com cerca de 200gr de caju hidratado.
  • Num robot de cozinha pequeno ou com uma varinha mágica, tritura o caju com o sumo de limão. Se necessário junta uma colher de sopa de água e triture novamente até virar um creme suave. Não juntes muita água porque depois será difícil desidratar.
  • Coloca o creme num pano de musselina, voal ou nylon, dobrando as pontas do pano sobre o creme, de forma a que toda a superfície fique tapada e protegida.
  • Deixa a fermentar fora da luz direta sobre um coador por 24h. Se estiver calor o queijo ficará com um sabor mais apurado.
  • Após esse tempo, prova e junta sal a gosto.
  • Nesta etapa podes utilizar como queijo creme, fazer como as bolinhas de "labneh" vegetal ou dar formato de queijo com a ajuda do pano e desidratar.
  • Para secar o queijo, coloca:
    – num desidratador a 42ºC;
    – no frigorífico PT/ geladeira BR sobre num prato forrado com papel vegetal para que o queijo não fique colado ao prato. Este é a forma mais prática. Vira o queijo uma vez ao dia até ficar firme ao toque. Levará 3 dias a 5 dias, embora possas desidratar por mais tempo.

Notas

Para fazer a fermentação do queijo, não pode ser utilizado um pano de algodão normal, pois em menos de 24h ficará acastanhado nas zonas molhadas.
Enquanto está no frigorífico, o queijo vegetal continua a fermentar a um ritmo mais lento e a curar, ficando cada vez mais seco.
Independente do tempo de secagem, mantém o queijo no frigorífico até ser consumido.
Para fazeres Bolinhas de queijo fresco ou bolinhas de “labneh” vegetal, faz as bolinhas com a ajuda do pano. Depois rola as bolinhas por ervas aromáticas e coloca num prato com azeite ou guarda-as submersas em azeite.

Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada

Publicidade


Partilhar artigo no

Publicidade


Também poderás gostar de:

Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura

22 Responses

  1. Oi, adorei a receita, obrigada.
    Uma duvida: Deixei o queijo no voil por 24 hrs, depois fiz o formato dele e coloquei em cima do papel manteiga, ao levar a geladeira devo cobrir o queijo com plastico?

    1. Olá 😃💗 Não precisa cobrir com plástico, pois isso vai dificultar a secagem do queijo. Se ficar destapado, vai secar mais facilmente e criar a casquinha firme. Convém virar o queijo 1xdia para a base também ir secando. Beijinhos Lígia

  2. Oi Lígia, amei a receita, mas ficou uma dúvida. Eu deixo o creme no pano ao “ar livre”? Não coloco em pote nem tampado? Obrigada

    1. Oi Paula 😃💗 O creme fica ao “ar livre”, mas todo tapado com o pano para ficar protegido. Basta dobrar as pontas do pano sobre o creme de forma a ficar todo coberto. O pano deve ser de musselina para queijo ou pano voal como os das panelas furadas para coar leites vegetais. Não se pode usar um pano de algodão normal pois em menos de 24h começa a ficar acastanhado nas zonas mais molhadas.
      FELIZ NATAL 🎄
      Beijinhos Lígia 😘

  3. Adorei a receita! Uma dúvida: precisa higienizar a geladeira de alguma forma específica antes de guardar o queijo para curar? Deixo em uma parte separada da geladeira? Obrigada por essa receita maravilhosa!

    1. Olá Amanda 😃💗 Não precisa higienizar de propósito, a não ser que veja ser necessário. Se a geladeira estiver limpa, sem nada estragado e sem cheiros ativos, pode colocar o queijo num espacinho que esteja disponível numa das prateleiras.

      Há quem faça a cura do queijo vegetal em caixa grande de conservação de queijo e fiambre, aquelas que têm uma grade no fundo, para que nunca esteja em contacto com os cheiros da geladeira. Já experimentei, mas acho que é preferível ter a geladeira sem cheiros, pois na caixa leva muito mais tempo e nunca fica uma casquinha tão firme.

      Beijinhos e que o Novo Ano que traga tudo de BOM 😘

  4. Ola,

    Estou a dar os primeiros passos no mundo vegan e decidi experimentar essa receita 🙂

    Essa receita necessita de algum probiotíco? Se sim quando devemos adicionar?

    Obrigado

    1. Olá Maria 😃 Esta receita não precisa de probióticos em cápsula. É uma fermentação selvagem, ou seja, a fermentação ocorre pelas bactérias boas naturalmente existentes no caju e no sumo de limão. O sumo de limão além de contribuir com bactérias boas, vai funcionar como starter de fermentação e tornar o processo mais seguro pela acidez.
      Os queijos vegetais para fermentar geralmente levam sumo de limão ou rejuvelac ou probióticos. Pessoalmente gosto do limão.
      Ao procurar informação sobre fermentados caseiros em inglês ou português é provável que encontre o termo lactofermentação, não se assuste porque não tem nada a ver com leite, apenas se refere a lactobacilos que são as tais bactérias boas existentes nos probióticos ou naturalmente existentes nos vegetais, limão, oleaginosas, etc
      Espero ter ajudado. Beijinhos e ótimas fermentações 💗

      1. Obrigado pela resposta :).

        Segui todos os passos da receita e o queijo está no frigorífico desde o dia 25/02 e já se nota que está ficando mais duro. Pela sua experiência sabe me informar quanto tempo deverei ter o queijo no frigorifico para ter um queijo duro por dentro também?

        Thanks

        1. Oi 😃 a dureza vai depender do tamanho do queijo e do quão húmida estava a massa após dessorar. Queijinhos mais pequenos vão firmar mais rápido, do que um queijo feito com toda a dose da receita. Como já lá vão 6 dias é capaz de estar firme.
          Nunca fiz um queijo completamente curado por dentro, mas já vi pessoas que deixam a curar por 15 a 30 dias. Por aqui é sempre comido antes 🙂

  5. Oi, amei a receita mas fiquei um pouco confusa. O caju é uma pseudo fruta suculenta e adocicada. Acredito que nessa receita você tenha usado castanha de caju e não o caju todo. Poderia deixar isso mais claro no texto, por favor? Facilita pra quem não tem experiência na cozinha.

    1. Olá Lu 😃 Só se utiliza a castanha de Caju. Aqui em Portugal, não existe o fruto caju, só existe a castanha de caju. Existem algumas coisas que damos outros nomes, por exemplo:
      – Castanhas em BR são Frutos secos em PT;
      – Castanhas portuguesas em BR são Castanhas em PT;
      – Castanha de caju em BR é Caju em PT.
      Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.
      Beijinhos e ótimos queijinhos cheios de saúde 🌻😘

  6. Ola,
    Segui passo a passo a receita e depois de 5 dias o queijo estar no frigorífico começou a aparecer bolor :(.

    Tem alguma dica para não aparecer? Basta ir limpando? Ou tenho que guardar o queijo num recipiente hermético?

    Obrigado
    L.Costa

    1. Olá L. Costal não é normal aparecer bolor. Se apareceu bolor, tem de deitar fora porque de alguma forma contaminou. Mesmo que o bolor seja branco, eu não arriscaria porque abaixo do tufo, existem muitos microfilamentos que não conseguimos ver.
      A mim nunca apareceu bolor no queijo vegetal mesmo com mais de 5 dias, mas já aconteceu isso em alguns picles fermentados. É chato, mas pode acontecer.
      Para evitar o bolor:
      – utilize sempre utensílios acabados de sair da máquina da loiça ou acabados de lavar, especialmente se a casa onde vive tem tendência a desenvolver bolores;
      – para coar o queijo não utilize um pano de algodão, mas sim um tecido de musselina ou voal;
      – coloque o queijo no frigorífico sobre papel vegetal. Se ficar num prato é bom mas se ficar sobre uma grelha é melhor. Nunca coloquei sobre uma grelha por causa do espaço, mas pela lógica vai dar uma secagem mais uniforme.
      – não colocar o queijo a tocar noutros produtos.
      Quanto ao recipiente, já experimentei fazer num recipiente fechado tipo fiambreira, mas não seca tão bem e tende a ficar sempre mole.
      Uma alternativa ao queijo vegetal semi-curado, é fazer em versão queijo creme. Dá para fazer esta receita sem a secagem ou esta https://arquetipicocozinhainusitada.wordpress.com/2018/07/16/queijo-creme-vegano-e-chips-de-couve-non-dairy-cream-cheese-and-kale-chips/
      Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. Atenciosamente Lígia 🌻

    1. Olá Cristina 😃, o pano de musselina comprei na César Castro https://cesar-castro.pt/Catalogos/DetalheArtigo/61/10/2651/309E16150686 Este é de algodão, mas funciona muito bem, pois é próprio para culinária. Uma vez vi um destes no Auchan, na secção de artigos de cozinha, mas já foi há muito tempo e não sei se continua a ter ou se foi uma coisa pontual…
      Entretanto vi na net estas duas alternativas que me parecem ser mais adequadas:
      – A Tescoma tem uns panos de tecido sintético próprios para fazer queijo, o que é ótimo, pois o ideal é ser um tecido sintético que seque rapidamente. Os panos são estes https://www.tescomaonline.pt/pano-para-fazer-queijo-fresco-e-cremoso
      – O Planeta Huerto tem saquinhos de nylon para fazer leites vegetais https://www.planetahuerto.pt/venda-bolsa-para-fazer-bebidas-vegetais-naturseed-1-ud-de-30x25cm_96544
      Ambos são sites confiáveis.
      Espero ter ajudado. Bejinhos e ótimos queijinhos 😘

    1. Oi Vânia, para fazer o queijo vegetal tem de ser crua para poder fermentar. A castanha de caju torrada, se a triturares com água, até dá para fazer um creme de caju para comer com sticks de vegetais, ou até leite vegetal, mesmo sem demolhar. Porém para este queijo, só mesmo crua. Beijinhos Lígia 🌿

  7. Olá!

    Posso fazer com castanhas portuguesas? Ganho muitas dos meus utentes e gostava de fazer outras coisas desse tipo…

    1. Olá Natasha, duvido que funcione com a castanha portuguesa, porque estas são muito farinhentas. Experimenta procurar por receitas de creme de castanha para recheio ou cobertura de bolos. É muito típico na França e Japão. Quando bem feito, o creme de castanha fica uma delícia.
      Beijinhos 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Olá! Sou a Lígia

Aqui ensino a fazer uma
Alimentação Sem Glúten,
trazendo-te alternativas variadas
com sabores deliciosos

para que sintas

a Leveza e a Liberdade

de Cozinhar Sem Glúten!

Últimos Posts

Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura
Limão e raspas - Lemon Curd com óleo de côco

A Natureza só pode ajudar-nos, se conseguirmos arranjar tempo para nós mesmos.

Publicidade