Escolher Melão verde doce é mais fácil do que parece: descobre 5 truques práticos e o alerta sobre os que nunca amadurecem.

Já te aconteceu comprar um melão chegar a casa e ao provares estar ácido? Aquela acidez que fica na garganta… uma chatice não é?
Pois neste artigo vou partilhar contigo alguns truques de como escolher um melão verde doce e no ponto ótimo de maturação.
Como escolher Melão doce?
O Melão verde, também conhecido como melão pele de sapo, é uma das variedades mais comuns de melões que existe à venda nesta época.
Ao escolher melão verde, ou outro tipo de melão, é muito importante seguires alguns truques para aumentares a probabilidade de trazeres um melão maduro e doce.
Estes truques são válidos para os outros tipos de melões, exceto a dica das risquinhas brancas típicas do melão verde.
Assim para escolheres um melão doce:
- Olha para a casca: ela deve ser firme, sem zonas moles ou estragadas.
Além disso, escolhe um melão verde que tenha muitas risquinhas brancas. Dessa forma, aumentas a probabilidade de ser doce. - Sente o peso: opta por um que seja mais pesado para o tamanho que tem. Isso indica que está cheio de sumo, característica dos melões frescos e maduros.
- Ouve o som: dá uma leve batida no melão com a mão aberta. Se o som for oco, é bom sinal.
Se for um som muito firme, pode ainda estar verde. E se for muito abafado, pode indicar que é muito antigo. - Cheira a base do melão, onde estava o caule: deve ter um aroma fresco e doce. Se não tiver nenhum cheiro, talvez ainda esteja verde.
- Pressiona o umbigo do melão: se sentires que cede ligeiramente é porque já está maduro e é hora de o abrir.
Agora é muito importante saberes um detalhe…
Se, por acaso, o melão tiver sido apanhado muito antes do ponto ótimo de apanha, pode nunca chegar a amadurecer convenientemente. E nesse caso, embora tenha todos sinais de que poderia ser doce, acaba por ficar com uma acidez residual desagradável…
Para saberes como escolher meloa e saber quando está madura, consulta o artigo:

Onde usar as sementes do melão?
Agora que já sabes como escolher melão verde doce, não deites fora as sementes.
Podes utilizá-las para fazer leite de sementes de melão. O senão é que a quantidade de sementes não é grande e ficas com uma dose pequenina de leite, o que na minha opinião não compensa.
Mas… podes utilizar as sementes para fazer uma refrescante Limonada de Sementes de Melão ou Meloa! Aí sim já é um ótimo aproveitamento, bem refrescante!

Do mesmo modo, podes fazer esta limonada com as sementes de qualquer tipo de melão ou meloa.
Lembrando que, se o melão for ácido, as sementes vão ser igualmente ácidas. Por isso, utiliza sempre sementes de um melão que seja doce.
VÍDEO de Resumo
Outras receitas que podes gostar
Sorvete de Meloa saudável e sem açúcar
Ideal para os dias de calor, é um sorvete vegan, refrescante e delicioso, sem açúcar refinado e que ajuda a hidratar.

Casca de Melancia Cristalizada
A parte branca da melancia, muitas vezes descartada, se for grossa e tenra, serve para fazer Frutas Cristalizadas para Bolo-rei ou Panetone. Esta receita é uma versão mais saudável sem aditivos e adoçada com pouco açúcar amarelo.
