Este Bolo de Côco Sem Glúten fofinho, tem uma textura super leve e um aroma delicioso a côco tostado. É simples, rápido e irresistível.

Muitas vezes há a ideia de que bolos sem glúten, são maçudos ou que têm sempre de levar algum tipo de goma para ficarem fofinhos.
Porém com as técnicas certas e os ingredientes adequados, consegue-se obter resultados super fofos e leves com pouco trabalho.
Esta receita de Bolo de Côco é a prova disso.
Com uma textura super leve, adoçada de forma equilibrada, com proteína e fibras, tens um bolo delicioso e, simultaneamente, saudável 🌿.

E sim é:
- Sem Glúten
- Sem Laticínios
- Sem açúcar refinado
- Sem gomas, nem psílio
Como fazer o Bolo de Côco Sem Glúten e Sem Lactose?
Para fazer este Bolo de Côco Sem Glúten fofinho vais precisar de:
- Farinha caseira Sem Glúten Mix3, a qual não tem goma xantana, nem aditivos;
- Polvilho doce pois confere leveza e liga;
- Farinha de Côco, vai dar densidade e fibras;
- Ovos, são indispensáveis para criar uma textura super leve e arejada e dão proteína;
- Açúcar amarelo – pode igualmente substituído por mascavo, embora o mascavo dê menos perceção de doce;
- Óleo de Côco, o qual vai dar untuosidade e aroma. Podes substituir por Ghee derretido, mas vai dar um aroma diferente e não será um Bolo de Côco Sem Glúten e Sem laticínios;
- Fermento Caseiro para bolos. Se usares fermento para bolos comprado, adiciona junto com as farinhas;
- Côco ralado seco para topo, o qual vai ficar tostado e dar um sabor maravilhoso ao bolo.
É importante seguires a receita na sua ordem de preparação, ou seja, primeiro bater as claras com o açúcar e o fermento caseiro, juntar as gemas, a seguir o óleo derretido e por último as farinhas. Todo o passo a passo, está explicado mais abaixo.
Além disso para saberes porque aconselho a colocar sempre as formas de silicone sobre um tabuleiro esmaltado, consulta o artigo

Posso usar côco seco caseiro?
Não.
O côco seco caseiro são as sobras do leite de côco caseiro desidratadas e estas não têm o mesmo sabor, nem o mesmo comportamento nas receitas.
A farinha de côco é mais fina e tem uma maior capacidade de absorção da humidade. Logo o resultado será diferente.

O côco ralado seco tem uma textura diferente e um sabor muito mais aromático.
Por isso, é melhor usar as sobras de côco noutras receitas, desenvolvidas de propósito para a sua utilização.
Dicas para fazer esta receita de Bolo de Côco fofinho
Em primeiro lugar, faz mise en place, ou seja, a preparação dos ingredientes. Pesa logo as farinhas colocando-as numa taça, separa as claras das gemas, coloca as claras numa taça com o açúcar e derrete o óleo de côco. Ao fazeres esta preparação, tens todos os ingredientes prontos a serem adicionados, o que vai reduzir o tempo de confeção da massa do bolo.
Agora se a ideia de bater as claras em castelo, dá-te logo uma perguiça… Então calma porque, cá entre nós e por experiência própria, bater as claras em castelo faz toda a diferença no resultado do bolo e vais ver que é muito rápido!
Para fazer o Bolo de Côco Sem Glúten fofinho, as claras são logo batidas com o açúcar, pois isso o tempo de chegar a picos firmes é bem menor. Esquece lá a ideia de primeiro bater as claras até ficarem firmes e só depois juntar o açúcar até derreter. Isso é só perda de tempo!
Por outro lado, não é para bater as claras até racharem. Se racharem, é porque já passaram dos picos firmes e começaram a quebrar. Os picos firmes é quando levantas a batedeira e fica uma ponta firme de claras batidas nas hastes.
Por isso, segue as indicações da receita, pois vais ver que é muito rápido e dá um bolo super leve, como uma nuvem fofinha.
Em relação ao côco seco ralado no topo, este vai fazer toda a diferença no sabor e dará um toque extra de textura. Fica aromático, com um sabor tostado incrivelmente delicioso ✨

Então vamos já à receita deste delicioso Bolo de Côco Sem Glúten e sem lactose.

Bolo de Côco Sem Glúten fofinho – RECEITA
Ingredientes
- 6 Ovos tamanho M/L
- 75 gr Farinha sem glúten mix3
- 20 gr Polvilho Doce
- 10 gr Farinha de Côco
- 70 gr Açúcar amarelo
- 35 gr Óleo de Côco
- 1 colher de chá rasa Fermento em pó caseiro ou Fermento para Bolos comprado
- Côco ralado seco
Preparação
- Num púcaro derrete o óleo de côco e reserva.
- Numa taça, coloca as claras, o açúcar e o fermento caseiro. Começa a bater com a batedeira até atingirem picos firmes.
- Com a batedeira sempre a funcionar na velocidade 3, adiciona:– as gemas, uma a uma.– de seguida o óleo de côco derretido em fio.– por último, as farinhas em terços.Para garantir que a massa está bem misturada, termina envolvendo a massa com uma espátula, fazendo movimentos suaves e puxando a massa debaixo para cima.
- Verte a massa numa forma de silicone de 22cm e polvilha toda a superfície abundantemente com côco ralado.
- Leva ao forno a 170ºC sem ventoinha por 23 minutos, sobre um tabuleiro esmaltado na posição do meio do forno.
- Passado esse tempo, retira do forno e coloca a forma invertida sobre uma grelha por 5 a 10 minutos. Depois, passa uma faca de ponta redonda ao longa da lateral da forma e desenforma o bolo. Está pronto a servir.
Notas
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada


