O Labneh é um queijo creme incrivelmente fácil de fazer. É muito saboroso e faz um brilharete em qualquer mesa.
O que é o Labneh?
O Labneh é um queijo creme típico do Líbano e países do Médio Oriente.
O seu sabor faz lembrar aqueles queijinhos multicores, vendidos em couvertes, que servem para barrar tostas. É tal e qual.
Mas afinal o que é o Labneh? Surpreendentemente é apenas iogurte grego coado!
Se for um labneh salgado, geralmente mistura-se logo o sal ao iogurte.
Se for um labneh doce é só coar o iogurte, sem mais nada.
Simples assim.
O que é necessário para fazer Labneh caseiro?
Para fazeres Labneh caseiro só precisas dos seguintes ingredientes:
- Iogurte grego natural. Quando fores escolher um Iogurte Grego, opta pelo mais simples possível a nível de ingredientes. Por exemplo: leite pasteurizado, nata pasteurizada e culturas lácteas. É o caso do Iogurte do Lidl.
Se quiseres saber mais sobre outros laticínios, consulta o artigo sobre Como escolher os melhores Laticínios – Sem Aditivos e Mais Naturais. - Flor de Sal ou Sal marinho, se pretenderes fazer um Labneh salgado.
Não utilizes Sal de cozinha, uma vez que esse é apenas composto por 2 minerais, Cloreto e Sódio. Por outro lado, a Flor de sal contém cerca de 84 oligoelementos.
Por outro lado, em relação ao equipamento, vais precisar dos seguintes elementos:
- uma colher, primeiramente para migar o sal, misturá-lo ao iogurte e depois colocar o iogurte no pano.
- um pano. A melhor escolha é utilizar um pano de nylon, que se costuma utilizar para coar leites vegetais ou coar sumo verde ou fazer queijos de leite vegetal ou animal. Este tipo de pano é o mais indicado por secar rapidamente mesmo no inverno, evitando a proliferação de bactérias, causada por longos períodos de secagem. Utilizo estes Filtros de nylon, uns deixei como sacos e outros descosi para utilizar como panos de coar.
No entanto, também podes usar um pano de mousselina ou em última instância um pano normal de algodão. - um coador e uma taça funda.
O mais tradicional é atar o pano a uma colher de pau e deixá-lo suspenso algures, enquanto o iogurte está a dessorar. Porém, é muito mais prático, utilizar um coador. Dessa forma, não existe nenhum risco do pano com o iogurte cair e ainda podes colocar a dessorar, tanto na bancada da cozinha como no frigorífico.
Onde utilizar o Labneh?
Há imensas hipóteses de utilização do Labneh caseiro, isto porque serve tanto para salgados, como para doces!
E no caso dos salgados, ainda pode ser misturado com especiarias, obtendo-se diferentes sabores com uma só receita.
Neste caso, coloquei um fio de azeite, polvilhei um Dukkah de sementes de abóbora e acompanhei com tomates cereja, sticks de cenoura e Pão de Sementes de Abóbora do Mini-curso de Pães rápidos sem glúten.
Outras alternativas para servir o Labneh:
- Barrar pães chatos como o Pão naan e os Crocantes, ambos sem glúten, do ebook grátis As melhores receitas sem Glúten – Básicas, Imperdíveis e Exclusivas.
- colocar um fio de azeite, Zaatar e comer com vegetais crus, como tomate, cenoura e pepino.
- integrar numa Mezze, servido com outros molhos como baba ganoush, hummus, banadurah harrah, etc
- substituir Queijo creme ou mascarpone em diversas receitas, tais como cheesecakes, coberturas e recheios de bolos. Também funciona em parfaits, mas aí é melhor coar por até 7h, no máximo, para não ficar demasiado firme.
Só para exemplificar, para fazeres um recheio muito simples para tortas PT / rocambole BR, basta misturar Labneh sem sal coado por apenas 5 a 7 horas, um bocado de farinha de morango e mel a gosto. - fazer a sobremesa indiana shrikhand que pode ser adoçada com menos açúcar ou com mel a gosto.
Então, vamos lá à receita.
Como fazer Labneh – o queijo mais fácil do mundo
Ingredientes
- 1 kg Iogurte Grego natural
- 2 colheres de chá rasas Flor de Sal – para Labneh salgado
Preparação
- Miga o sal com a parte de trás de uma colher. Junta-o ao iogurte e mexa bem. O iogurte ficará salgado, mas enquanto coa perde parte desse sal.
- Coloca o pano sobre um coador e poisa o coador sobre uma taça funda.
- Verte o iogurte grego sobre o pano. Fecha o pano, tapando o iogurte.
- Deixa coar por 7 a 24h. A partir das 7h já tem uma boa consistência, mas quanto mais coar mais denso fica.– Se estiver frio, podes deixar coar à temperatura ambiente.– Se estiver calor, convém coar no frigorífico (ΡΤ) / geladeira (BR).Após coar, o Labneh está pronto a servir.
Notas
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada