Arquetípico Cozinha Inusitada

Como fazer Arroz Solto – Receita Fácil e Infalível

Aqui vais descobrir o segredo de como fazer Arroz solto em apenas 5 a 12 minutos. Este método deixa o arroz soltinho, esteja quente ou frio.

Arroz Solto


Adeus arroz empapado! Olá arroz solto e no ponto!
Esta receita típica indiana é literalmente um divisor de águas no que toca a arroz cozido, principalmente para quem tende a se debater o ponto de cozedura.

Além disso, é a forma mais segura de se cozinhar arroz e mantém-se saboroso mesmo comido frio ou amornado no dia seguinte, o que é uma vantagem para a criação de amido resistente.
Vem comigo e fica a par disto tudo.

Publicidade


Pode-se guardar o arroz solto no frigorífico?

Sim, podes guardar este arroz solto ou qualquer tipo de arroz cozido no frigorífico.
O arroz deve ser guardado no frigorífico no máximo até 1 hora depois de ser cozido, para que não haja desenvolvimento de bactérias.
Contudo o ideal é esfriar o arroz num recipiente destapado no frigorífico. Tal vai fazer um arrefecimento mais rápido e impedir a formação de gotículas na tampa, o que é de evitar, pois essa humidade gera um ambiente húmido, o qual é favorável ao desenvolvimento bacteriano.

Deve ser consumido, de preferência, entre 1 a 3 dias.

Publicidade


O Arroz guardado no frigorífico desenvolve Amido resistente?

Sim, depois de 12 a 24h no frigorífico, uma parte do amido simples do arroz cozido, transforma-se em amido resistente retrógrado.

O Amido resistente é um amido que não é digerido pelo organismo e que serve de alimento para as bactérias boas da flora intestinal, contribuindo para uma flora intestinal saudável, anti-inflamatória e anti-obesogénica.

Segundo este estudo o arroz branco cozido e esfriado por 24h a 4ºC tem 2,5 vezes mais de amido resistente que o acabado de cozer, ou seja, na prática gera níveis glicémicos um pouco mais baixos, ou em outras palavras, uma menor quantidade de açúcar no sangue.

De acordo com outro estudo, se adicionares 2 colheres de chá óleo de côco ao cozer 1 cup de arroz, este vai entrar no grão e contribuir para a criação de uma maior quantidade de amido resistente, após esfriar 12h no frigorífico.

Contudo ao fazer o Arroz Solto em água abundante, não convém adicionares óleo de côco à água, uma vez que esta é para descartar. Por isso, é melhor colocar o óleo de côco no arroz, depois de escorrer a água.

Para manter intacto o amido resistente, o arroz deve ser aquecido no máximo até 60ºC, pois a partir daí parte desse amido, volta a ser amido simples.

O segredo para fazer Arroz Solto

O truque para fazer arroz solto está em cozer o arroz em água abundante, como se fosses cozer massa.
A água deve estar salgada e podes aromatizá-la com especiarias, como canela em pau, sementes de coentros ou cominhos, estrela de aniz, cardamomo… É literalmente a gosto.

Como fazer Arroz Soltinho

Para fazer arroz solto, em primeiro lugar leva ao lume uma panela ao lume com água em quantidade abundante, adiciona as especiarias para aromatizar e o sal. Logo que começar a ferver bem, adiciona o arroz.
Em seguida conta 5 a 12minutos, conforme o arroz esteja demolhado ou tenha acabado de sair do pacote. Não te preocupes que vou contar-te tudo, já a seguir.

Porque cozinhar o arroz em água abundante?

Cozer o arroz em água abundante é um método típico da culinária indiana. Após cozido, geralmente leva algum óleo temperado com especiarias.
Além de ser muito prático e dar sempre um arroz solto, ficou comprovado que reduz os possíveis níveis de arsénico existentes no arroz.

Publicidade


Como assim, o arroz pode ter arsénico?

O arsénico no arroz acontece quando o arroz:

  • é regado com água contaminada ou
  • cresce em solos que foram sujeitos a pesticidas e herbicidas altamente tóxicos, como os pesticidas à base de arsénico usados durante décadas na produção de algodão para combater o bicudo-do-algodoeiro.


Deste modo, como o arroz é uma planta que cresce em zonas alagadas, tende a absorver mais facilmente o arsénico desses pesticidas e a guardá-lo nos bagos.

Agora, se o arroz for biológico não haverá esse problema. Embora, o arroz tenha mais predisposição a absorver o arsénico, naturalmente presente nos solos.

No entanto, segundo pesquisas realizadas por Andy Meharg, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, e investigador do Instituto para a Segurança Alimentar Mundial, é possível reduzir o arsénico em 80%, deixando o arroz de molho durante a noite e cozinhando-o em cinco partes de água para uma de arroz. Segundo Andy mesmo se não for feita a demolha, o cozimento em água abundante vai ajudar muito, apesar de não ser tão eficiente.

Por isso, este método de fazer arroz solto ao cozê-lo como massa, sem dúvida, é uma ótima opção.
Com isto não quer dizer que passes só a fazer arroz desta forma, pois existem imensas receitas maravilhosas em que se coze o arroz por absorção da água. E diga-se de passagem que não vale a pena, privarmo-nos disso… Convém sim, variar a alimentação.

Para fazer arroz solto é preciso demolhar o arroz?

Não precisas demolhar o arroz, mas a demolha contribui para neutralizar os antinutrientes do arroz, tornando os seus nutrientes mais biodisponíveis.

Neste caso se:

  • não demolhares o arroz, o tempo de cozimento será de 10 a 12min;
  • se demolhares o arroz pelo menos 30minutos, o tempo de cozimento será de 5 a 7minutos para o basmati ou 10 minutos para o carolino. O arroz carolino vai ficar com textura de arroz de sushi.


Nesse sentido, para demolhar o arroz, coloca numa taça 1 CUP Arroz com 1 colher de sopa de Vinagre de maçã em água abundante. O ideal será demolhar por 24h.

Como fazer Arroz Solto – Receita Infalível

Aqui vais descobrir o segredo de como fazer arroz solto em apenas 5 a 12 minutos. Este método deixa o arroz soltinho, esteja quente ou frio.

Ingredientes
  

  • 1 Cup Arroz = 200gr
  • 1 colher de sopa Vinagre de Maçã ou Sumo de Limão – caso faças a demolha
  • Água abundante para cozinhar – cerca de 5 partes de água para 1 de arroz.
  • Sal a gosto
  • 3 Cardamomos – opcional
  • 2 estrelas de Anis-estrelado – opcional
  • 2 colheres de chá Óleo de Côco – opcional

Preparação
 

Demolha Opcional
  • Coloca o arroz num recipiente com água e lave o arroz até a água sair quase transparente. Esta lavagem é opcional, mas aconselhável.
  • Enche o recipiente com água até o dobro, adiciona o vinagre e reserva durante, no mínimo, 30 minutos. O ideal para neutralizar antinutrientes são 24h, mas para efeitos de cozimento basta 30 minutos de demolha.
  • Passado esse tempo, descarta a água e passa o arroz por nova água.
Cozer o arroz
  • Numa panela coloca água abundante para dar espaço de movimento ao arroz, o sal, 3 cardamomos abertos e 2 estrelas de anis-estrelado.
    Leva a lume alto até ferver.
  • Quando a água estiver a ferver bastante, junta o arroz e deixa cozer.
    Se for arroz basmati: demolhado, conta 5 a 7 min; não demolhado, conta 10 a 12minutos.
    Se for arroz carolino, conta 10 a 12minutos.
  • Passado esse tempo, despeja a água sobre o coador.
  • Coloca o arroz numa taça e envolve o óleo de côco.

Notas

Como guardar:
O arroz deve ser guardado no frigorífico no máximo até 1 hora depois de ser cozido, para que não haja desenvolvimento de bactérias.
Contudo o ideal é esfriar o arroz num recipiente destapado no frigorífico. Tal vai fazer um arrefecimento mais rápido e impedir a formação de gotículas na tampa, o que é de evitar.
Deve ser consumido, de preferência, entre 1 a 3 dias.

Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada

Publicidade


Partilhar artigo no

Publicidade


Também poderás gostar de:

Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Olá! Sou a Lígia

Aqui ensino a fazer uma
Alimentação Sem Glúten,
trazendo-te alternativas variadas
com sabores deliciosos

para que sintas

a Leveza e a Liberdade

de Cozinhar Sem Glúten!

Últimos Posts

Casca de Melancia Cristalizada aos cubinhos - Frutas Cristalizadas
Biqueirão em Vinagre - Versão Segura
Limão e raspas - Lemon Curd com óleo de côco

A Natureza só pode ajudar-nos, se conseguirmos arranjar tempo para nós mesmos.

Publicidade