O que deves ter em atenção para compares os melhores laticínios, ou seja, sem aditivos desnecessários e o mais natural possível.
Se, tal como eu, gostares de derivados do leite, como queijo, chantilly, iogurte, etc este artigo é para ti.
Em seguida, vou mostrar os aspetos que deves ter atenção para compares os melhores laticínios, ou seja, sem aditivos desnecessários e o mais natural possível.
Melhores Laticínios LEITE: Qual o Leite mais saudável?
Ora o leite em si não é o melhor alimento para se consumir. Para saberes o porquê consulta o artigo Beber Leite: Sim ou Não?
Porém se gostares de leite, as melhores opções são o leite de cabra e o leite de ovelha, uma vez que contêm caseína A2, a qual não é inflamatória, como a caseína A1 do leite comum de vaca.
Também existe o Leite A2 de vaca, mas este não há à venda em Portugal.
Agora se quiseres sempre podes substituir o leite animal por leite vegetal caseiro ou comprado. Como por exemplo: Leite de Amêndoa, Leite de Caju e Leite de Côco.
Se comprares leite vegetal de pacote, olha para os ingredientes e escolhe um que seja o mais simples possível. Só para exemplificar os ingredientes: Caju/Amêndoa/outra oleaginosa, Água e Sal marinho ou Extrato de Côco e Água. Também encontras alguns leites vegetais que contém proteína de ervilha, a qual vai dar textura e contribuir com proteína.
Melhores Laticínios IOGURTE
Como escolher Iogurtes
Antes de mais nada, não é garantido que o iogurte tenha todas as alegadas vantagens para a flora intestinal, uma vez que embora seja um alimento fermentado, não há garantia da quantidade de bactérias da fermentação que ainda tenha.
O iogurte, em comparação com o leite, tem a vantagem de conter um baixo teor de lactose, o que facilita a digestão.
Isto porque as bactérias que fermentam o leite e o transformam em iogurte, como Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, consomem a lactose que é o açúcar do leite e produzem ácido lático. Este ácido aumenta a acidez do leite e vai coagular as proteínas do leite, criando uma textura mais densa. No entanto desde a produção do iogurte até ao seu consumo, a quantidade de bactérias da fermentação que são boas para a nossa flora intestinal, já não será a mesma, tendo havido uma diminuição.
Agora, quando fores escolher um iogurte tem em consideração os seguintes aspetos:
- é melhor o iogurte grego por dar maior saciedade. Escolhe um que tenha apenas leite, natas e fermentos lácteos / culturas lácteas, evitando outros ingredientes como proteínas do leite extra. Ex.: Iogurte grego do Lidl ou do Aldi.
- dá preferência a iogurte natural, pois, dessa forma, tu é que escolhes se queres adoçar o iogurte e em que quantidade.
Como o Iogurte podes fazer molhos crus como Tzatziki, ou comer com granolas improvisadas, ao juntar banana ou pêssego fatiados, passas, trigo sarraceno germinado e amêndoas ou nozes. É literalmente à tua escolha.
Além disso com iogurte grego ainda podes fazer um queijo creme típico do médio oriente, chamado Labneh
Também existem os iogurtes vegetais de compra que têm a mesma questão dos probióticos e também convém olhar sempre para os ingredientes.
Onde obter probióticos sem consumir iogurte
Se o teu foco for obter probióticos, existem algumas alternativas mais interessantes que o iogurte, tais como:
- Chucrute;
- Kombucha;
- Iogurte vegetal caseiro fermentado;
- Queijo Creme vegano fermentado;
- Queijo Vegetal caseiro e fermentado;
- Natto ou miso que são leguminosas fermentadas.
Melhores Laticínios QUEIJO
Como escolher Queijo sem aditivos
O queijo tem pouca lactose, sendo que alguns devido à sua forma de fermentação não têm lactose, como o queijo flamengo. Pessoalmente gosto muito do queijo Terra Nostra, o qual tem apenas 0,007gr de lactose por cada 100gr de queijo.
Contudo todos têm a caseína numa forma concentrada. Daí ser comum ouvir que o queijo é viciante.
Isto acontece porque durante a digestão, a caseína liberta casomorfinas (opiáceos), que geram dependência, pois estimulam a produção de dopamina – hormona responsável pela sensação de bem-estar e prazer, uma vez que está ligada à coragem.
Afinal quem não gosta dum belo queijinho, seja em fatias ou ralado sobre uma pizza! Olha, eu gosto!
Então, se também tu gostas de queijo, o que deves ter em consideração ao comprar queijos?
Como escolher os melhores queijos?
Antes de comprares um queijo olha para os ingredientes e dá preferência aos que tenham ingredientes simples, nomeadamente:
- leite cru
Melhor ainda seria um queijo de leite A2 cru, isto é, leite de vaca A2, Cabra ou Ovelha.
Se não encontrares queijo de leite cru, a segunda melhor opção será o produzido com leite pasteurizado. - coalho
- cardo
- sal
- pode também conter fermentos lácteos.
Todos os restantes ingredientes que possam aparecer são aditivos extra.
Pessoalmente também evito o cloreto de cálcio, o qual é apenas adicionado ao leite para produzir mais coalho.
Sabias que dá para fazer Ricota, Farmers Cheese e Panner com Leite de Cabra que tem apenas a caseína A2.
Como escolher Mozarella?
Se for Mozzarella em bola, o mais comum é, ter como ingredientes: Leite pasteurizado, sal, coalho e ácido cítrico ou ácido láctico. Estes dois últimos servem para acidificar o leite rapidamente, antes de adicionar o coalho.
A versão artesanal da Mozzarella em bola, não leva nenhum ácido cítrico como a versão industrial, uma vez que a acidificação do leite ocorre por fermentação através de Whey natural ou Lactograft.
Pessoalmente nunca encontrei cá esta mozzarella.
Se for Mozzarella ralada, escolhe uma sem amido de milho, pois o milho está na sua maioria transgénico, a não ser que seja biológico. A alternativa mais comum é amido de batata.
Para melhor conservação depois de abrires a embalagem de mozarela ralada, guarda-a no congelador. Para isso, afofa o queijo na embalagem e coloca-a no congelador deitada sem nenhum peso em cima. Depois de congelada, podes colocar onde preferires que já não corres o risco de ficar com um bloco prensado de queijo.
Como escolher Mascarpone?
No caso do Mascarpone, o mais comum é: Nata pasteurizada, leite pasteurizado e ácido cítrico.
O mascarpone são natas aquecidas a 90ºC e engrossadas com ácido cítrico ou ácido tartárico. Depois são colocadas num pano a dessorar a frio até obter a consistência desejada.
Então a maioria dos mascarpones geralmente contêm ácido cítrico, conhecido como E-330. Lá está, o ácido cítrico não é lá grande coisa, embora não seja dos piores. Contudo se quiseres consumir mascarpone não há como evitar, mas também é algo que não se vai consumir todos os dias…
Há receitas caseiras que pedem por sumo de limão ou vinagre em vez de ácido cítrico, mas a nível industrial o normal é ser utilizado ácido cítrico.
Se quiseres saber o que é Ácido Cítrico, consulta o artigo Vitamina C: ácido ascórbico vs cítrico, o que é e alimentos ricos.
Então se gostas de mascarpone, espreita este gelado que não precisa de máquina de gelados
Arejado e colorido naturalmente!
Qual a diferença entre Queijo curado e Queijo fresco?
Teoricamente, um queijo curado será melhor que um queijo fresco, pois confere mais saciedade (pela concentração de gordura) e por as proteínas do leite estarem mais abertas e pré-digeridas devido ao processo de cura. Todavia vai depender do queijo e da forma como o teu organismo reage. Por exemplo, a mim cai-me pesado o queijo da Ilha de 4 meses, ou mais, de cura…
O que é a indicação DOP?
DOP significa denominação de origem protegida. Esta certificação mostra que é um produto que é exclusivamente produzido num local ou região geográfica específica, a qual confere qualidade ou características singulares. E, por isso, desde a matéria-prima ao produto final, tudo é produzido nesse local ou região.
Desde modo, ao escolheres um queijo DOP, sabes que é feito garantidamente com leite português. Se não tiver essa indicação, a fábrica pode ser portuguesa, mas o leite espanhol.
Melhores Laticínios NATAS:
Quais as melhores Natas para bater
As melhores natas são as Natas frescas maturadas porque geralmente têm menos aditivos e nunca deslaçam ao fazer chantilly. As natas frescas maturadas, isto é com fermentos lácteos, mantêm a firmeza por mais tempo do que as natas frescas normais.
Olha sempre para os ingredientes e escolhe umas Natas frescas que não tenham aditivos, conservantes ou carragenina (E-407). Por exemplo: Nata fresca (30% de Gordura) e fermentos lácticos.
Encontras esta natas na zona dos frescos. Pessoalmente, gosto muito das Natas frescas da Mimosa.
Sabias que podes fazer Chantilly sem açúcar?
Para saberes como é fácil, fazer Chantilly em casa, mesmo sem açúcar, espreita a receita.
Ao propósito, no site há um artigo se quiseres saber: O que é Creme de Leite no Brasil? O que são Natas em Portugal? E termos em Inglês
Melhores Laticínios MANTEIGA:
Como escolher Manteiga
Ora a manteiga geralmente é sempre o mesmo: nata pasteurizada PT / creme de leite BR , sal e fermentos lácteos. São raras as exceções, onde é adicionado outro ingrediente. No entanto convém sempre olhar…
Porém ao comprar manteigas saborizadas ou de ervas, convém ter atenção aos ingredientes e verificar se não tem aditivos e conservantes extra.
Por outro lado, fazer manteiga de ervas ou de alho negro ou de outro sabor em casa, é muito simples e económico.
Melhores Laticínios GHEE:
Ghee, o óleo da manteiga
É benéfico, na medida em que as proteínas são descartadas, ficando apenas o óleo da manteiga rico em ácido butírico.
É um ótimo substituto da manteiga para barrar pães sem glúten, bem como dos óleos vegetais, creme vegetal e manteiga em algumas receitas.
Descobre os benefícios do Ghee e como é fácil fazer
Para pastelaria ou para cozinhar, pode-se substituir o ghee por o óleo de côco, embora o sabor seja diferente.
Para cozinhar também dá para substituir por azeite extra virgem.