Estas Broas de Batata-doce sem glúten e paleo, além de serem tenras e aromáticas, são uma sugestão deliciosa para um Natal mais saudável.
São pequenas, molinhas por dentro e com um delicioso aroma a laranja. Não levam farinha de milho, nem farinha de trigo e desaparecem da mesa de Natal num ápice.
Qual a diferença entre Broas Castelares e Broas de espécie?
As Broas de Natal, sejam Castelares ou de Espécie, são doces portugueses típicos da época natalícia.
Como os ingredientes de ambas as receitas são muito parecidos, é comum serem confundidas.
Isto porque ambas levam batata-doce cozida, açúcar, ovos e raspas de laranja.
Porém a diferença reside nas farinhas que são utilizadas para engrossar a massa. Enquanto, as Broas Castelares contêm farinha de milho e farinha de trigo, podendo também levar amêndoas. As Broas de espécie apenas levam amêndoa e côco ralado seco.
A nível de aspeto, ambas têm o mesmo formato, mas as Broas Castelares têm uma pincelada de gema no topo e as Broas de espécie são polvilhadas com drageias coloridas, de modo a serem facilmente identificadas.
Porque vais gostar destas Broas de Batata-doce saudáveis?
As Broas de Batata-doce sem glúten e paleo que vais encontrar aqui, são estilo broas de espécie porque não levam farinha de trigo, nem farinha de milho, contendo apenas amêndoa e côco ralado. Já no topo, levam a típica pincelada de gema como as Broas Castelares. Ou seja, é o melhor de dois mundos.
Além disso, estas Broas de Batata-doce sem glúten são uma alternativa mais saudável, pois em vez de utilizar uma grande quantidade de açúcar branco, apenas contêm no máximo 3 colheres de sopa de açúcar mascado ou amarelo.
Contudo para conseguires fazer umas Broas de Natal saudáveis e docinhas, com apenas 3 colheres de sopa de açúcar, é mesmo importante assares a Batata-doce.
Vem comigo que vou contar-te tudo.
Como fazer as Broas de Batata-Doce sem glúten e paleo?
Para fazer as Broas de Batata-doce Sem Glúten e Paleo vais precisar dos seguintes ingredientes:
- Batata-doce assada. É mesmo imprescindível assares a batata-doce, pois assim garantes que começas logo com uma base mais docinha. Para obteres os 300gr, pesa a batata já assada e descascada.
Embora a batata-doce assada seja mais docinha pode-se usar batata-doce cozida a vapor inteira com pele e aumentar um pouco do açúcar. Tem de ser cozida a vapor inteira e com pele, pois descascada fica com um sabor e textura diferentes. No entanto o tempo de secagem da massa pode variar.
- Açúcar Mascavo ou Amarelo ou uma combinação de um destes com xarope de Romã caseiro, na sua versão doce.
Caso tenhas muitas Romãs ou queiras experimentar um Tempero árabe ou uma forma diferente de adoçar, consulta a receita:
- Pitada de Flor de Sal.
- Ovo e Gemas. Para a massa e para pincelar.
- Côco ralado seco.
- Amêndoa inteira com pele. Se utilizares amêndoa pelada ou farinha de amêndoa, talvez fiques com umas broas mais moles.
- Raspas de Limão e Laranja ou apenas Raspas de Laranja com o intuito de dar aquele aroma característico das Broas de Natal.
- Canela do Ceilão. Lembrando que a Canela do Ceilão tem um sabor bem mais suave que a Canela Cássia. Para saberes as diferenças, consulta o artigo Canela Verdadeira e Falsa – Como escolher?
- Baunilha em pó. Esta é opcional, mas dá um sabor especial.
Em relação à textura das Broas, neste Reels consegues perceber como são.
Como congelar estas Broas de Natal sem glúten?
Pois é, podes congelar as Broas de Batata-doce sem glúten e paleo! Para mim, é algo muito útil, uma vez que não há tempo ou disposição para fazer tudo e ter bolachas ou broas no congelador, sempre facilita.
Para congelar as broas, coloca as Broas de Natal ainda cruas, com ou sem gema pincelada, sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e leva ao congeladorPT/freezerBR.
Após congeladas, guarda-as num saco ou outro recipiente de congelação.
Quando precisares, é só tirar do congelador direto para o forno.
Leva ao forno a 200ºC sem ventoinha por 5 minutos. Vira o tabuleiro, acende a ventoinha e assa por mais 5 minutos.
Então, vamos à receita.
Broas de Batata-doce Sem Glúten e Paleo
Ingredientes
- 300 gr Batata-doce assada e já descascada
- 3 colheres de sopa Açúcar Mascavo ou Açúcar Amarelo
- Pitada de Flor de Sal
- 1 Ovo
- 1 Gema
- 30 gr Côco ralado seco
- 100 gr Amêndoa inteira com pele
- Raspa de Limão opcional
- Raspa de Laranja
- 1/2 colher de chá Canela do Ceilão
- 1/16 colher de chá Baunilha em pó
- 1 Gema para pincelar
Preparação
- Num robot de cozinha tritura o côco ralado. Depois junta as amêndoas e volta a triturar até virar um granulado fino ou uma farinha, conforme a tua preferência.
- Numa frigideira junta a batata-doce assada, o açúcar e a pitada de flor de sal. Mistura com uma colher, migando até estar tudo bem misturado.
- Leva a lume médio-baixo até virar um puré mole, mexendo sempre com a colher para não grudar. Retira do lume.
- Numa taça mistura o ovo e a gema com um garfo. Adiciona-os ao conteúdo da frigideira e mistura.
- A seguir junta o côco, amêndoa, raspas, canela e baunilha e volta com a frigideira ao lume, mexendo sempre com uma colher, por forma a secar a massa e esta ficar moldável.Demorará cerca de 5 a 7 minutos num fogão a gás na boca mais pequena. Com 9 a 10 minutos, a massa ficará demasiado seca porque ainda terá de ir ao forno.
- Assim que conseguires mexer na massa, molda dois rolos e com uma faca molhada divide em 26 unidades. Alternativa: não fazer os rolos e usar uma colher de gelados de tamanho pequeno.
- Com as mãos humedecidas com água, molda cada pedaço de massa em forma de croquete na área côncava das palmas das mãos. Coloca num tabuleiro forrado com papel vegetal, faz as pontinhas da broa com a ponta dos dedos e calca levemente para achatar.
- Pincela cada uma com um pouquinho de gema. Se não tiveres pincel, espalha com uma colher de café.
- Leva a forno pré-aquecido a 200ºC com ventoinha por cerca de 7 minutos ou até dourar. Se vires que as broas junto à porta do forno estão a tostar mais que as do fundo, vira o tabuleiro, a meio tempo.Ao retirar as broas do forno, para que a gema fique brilhante passa um pano ou papel de cozinha humedecido com água, por cima de cada broa. A humidade do pano vai deixar a gema brilhante.
Notas
Quando precisares, é só tirar do congelador direto para o forno.
Leva ao forno a 200ºC sem ventoinha por 5 minutos. Vira o tabuleiro, acende a ventoinha e assa por mais 5 minutos. Açúcar Mascavo ou Amarelo: Em vez de utilizares 3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou açúcar amarelo, podes utilizar 2 colheres de sopa desse açúcar e 1 colher de sopa de xarope de romã caseiro feito com romãs doces. Os xaropes de romã dos supermercados não servem, porque são agridoces. Se utilizares mais açúcar ou duplicares a receita, o tempo de secagem da massa para moldar e o tempo de forno vão aumentar. Neste caso apenas fica com atenção à textura da massa na frigideira e à cor das broas no forno.
Encontras a receita online em Arquetípico Cozinha Inusitada